NASA encontra água congelada logo abaixo da superfície de Marte
Créditos: NASA-JPL/Caltech

NASA encontra água congelada logo abaixo da superfície de Marte

O gelo pode ser alcançado com uma pá, dizem os especialistas.

Para explorar o sistema solar além do nosso planeta, um fator importante é a capacidade de localizar a água que pode ser usada para beber e para a criação de combustível de foguete. Para ajudar na busca por água em Marte, a NASA divulgou um "mapa do tesouro" com potenciais locais contendo gelo no planeta vermelho.

04/11/2019 às 18:11
Notícia

Luva inteligente permitirá o controle de drones por gestos em...

Tecnologia foi desenvolvida por startup em parceria com a Nasa

Os pesquisadores criaram um mapa da superfície de Marte que mostra onde eles acreditam que a água congelada (chamada assim porque outros compostos químicos também podem congelar) pode estar localizada.

Em alguns locais, como o destacado na imagem abaixo, a água congelada está localizada a poucos centímetros da superfície do planeta. Com isso ela poderia ser acessada facilmente com o uso de uma pá:

NASA encontra água congelada logo abaixo da superfície de Marte

Como é possível ver no mapa criado pela agência espacial americana, as cores frias representam a água congelada que está mais perto da superfície: 

"Você não precisaria de uma retroescavadeira para desenterrar este gelo. Você poderia usar uma pá", disse o autor principal do artigo, Sylvain Piqueux, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em uma postagem no blog da agência. "Continuaremos a coletar dados sobre gelo enterrado em Marte, focando nos melhores lugares para os astronautas pousarem".

Localizar reservas de gelo é importante para possibilitar o envio de missões tripuladas ao planeta e pode ajudar a identificar locais para projetos como a base planejada da SpaceX em Marte.

A água é pesada para transportar a bordo de foguetes, então encontrá-la em Marte pode ajudar os humanos a sobreviver por lá. No entanto, como o planeta tem uma atmosfera tão fina, a maior parte da água na superfície evapora rapidamente.

Já sabemos há algum tempo que há água em Marte na forma de gelo. Em 2008, o módulo Mars Phoenix da NASA descobriu água congelada em uma amostra de solo após o pouso no planeta. Procurar abaixo da superfície marciana pode ser a melhor maneira de encontrar água congelada e acessível no planeta vermelho.

Os cientistas também consideram a possibilidade de que pode haver água líquida sob as calotas polares. Com este novo mapa, eles agora têm uma ideia para onde começar a planejar missões e, eventualmente, enviar astronautas para Marte.

Via: Engadget Fonte: NASA
User img

Fabio Rosolen

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.