Samsung Exynos 1000 pode estar sendo desenvolvido com o processo de 5nm [Rumor]
Créditos: Samsung

Samsung Exynos 1000 pode estar sendo desenvolvido com o processo de 5nm [Rumor]

Suposto novo chip pode vir com a GPU Mali-G78.

A performance do novo chip Exynos 990 não é melhor que a do Snapdragon 865 e este é um dos motivos que fez a sul-coreana Samsung optar por lançar o Galaxy S11 equipado com o chip da Qualcomm em mais regiões. A empresa não está contente com seu SoC e de acordo com informações recentes, o novo Exynos 1000 está sendo desenvolvido para oferecer melhor performance, eficiência e outros recursos.

04/11/2019 às 09:59
Notícia

Samsung confirma fim do desenvolvimento de CPUs próprias

Próximos Exynos serão equipados com CPUs desenvolvidos pela ARM

Desde que foi confirmado que a Samsung estava fechando sua instalação de desenvolvimento de CPUs próprias em Austin, as informações sobre os próximos chips da família Exynos são escassas.

Agora uma fonte supostamente conectada a insiders na indústria diz que a Samsung está trabalhando no Exynos 1000 e que este chip seria aparentemente produzido com o processo de 5nm.

Como o novo chip não usará núcleos personalizados Mongoose da Samsung, ele deve utilizar núcleos ARM Cortex-A78. Segundo a fonte, o Exynos 1000 terá uma configuração com oito núcleos – quatro para performance e os restantes focados em eficiência. As frequências de clock ainda são desconhecidas.

Samsung Exynos 1000 pode estar sendo desenvolvido com o processo de 5nm

A linha Exynos da Samsung se mostrou mais lenta em comparação com as ofertas da Qualcomm também quando se trata da GPU. No momento não foi confirmado qual GPU será usada pelo Exynos 1000, mas é possível que seja a Mali-G78 da ARM ou até mesmo uma baseada na arquitetura RDNA da AMD.

Para quem não se lembra, a Samsung e a AMD firmaram uma parceria em junho deste ano envolvendo o licenciamento de patentes relacionadas a arquitetura AMD RDNA e propriedade intelectual relacionada a chips gráficos. Os primeiros produtos desenvolvidos com base nesta parceria podem ser introduzidos em 2021.

Informações anteriores também indicam que a Samsung poderia desenvolver futuramente GPUs personalizadas e um smartphone focado em jogos. Além disso, o processo avançado de 5nm do Exynos 1000 também pode significar que ele enfrentará diretamente concorrentes como os supostos Kirin 1000 ou Kirin 1020 e até mesmo o Snapdragon 875 da Qualcomm nos quesitos performance e eficiência.

É importante destacar que ainda é muito cedo para comentar sobre os planos da Samsung e as informações sobre o novo chip podem não passar de rumores. Ainda assim, um chip Exynos 1000 com uma GPU personalizada pode ser bem interessante.

Fonte: Wccftech
User img

Fabio Rosolen

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.