Índice do Artigo

Mobile (seox)

Fabricante de câmeras para celular alerta para escassez de módulos intermediários e de entrada

Indústria está tendo dificuldade para suprir a alta da demanda no segmento mais acessível

11/12/2019 16:07 Update 11/12/2019 16:07 0
Fabricante de câmeras para celular alerta para escassez de módulos intermediários e de entrada
Créditos: Fhox

A alta da popularidade de modelos de smartphone intermediários e de entrada pode resultar numa escassez de módulos de câmeras para esses aparelhos. O alerta vem de Jones Chen, um dos diretores da Genius Electronic Optical (GSEO), uma fabricante desses componentes para os dispositivos móveis.

A grande demanda pelo segmento mais acessível de celulares, no entanto, não é a única culpada, segundo Chen. Há outros dois fatores que não podem ser ignorados também: a complexidade crescente na fabricação dos módulos de câmeras e a tendência atual dos aparelhos virem com cada vez mais câmeras.

Pode parecer pouca coisa, mas quando paramos pra pensar que smartphones mais baratos, principalmente os de entrada, vinham com apenas uma câmera traseira e agora estão vindo com duas ou até mais, isso pode representar um incremento considerável na demanda de produção em larga escala.

Além disso, os módulos estão ficando cada vez mais avançados e complexos, o que impacta em seus custos de produção. Além de máquinas modernas para lidar com as pequenas câmeras, é necessário também programas caros para operar essas máquinas com precisão.

É claro que uma diminuição na disponibilidade de módulos para esses aparelhos pode gerar um aumento de seus preços, o que, por sua vez, geralmente é revertido para o comprador final. Chen, inclusive, não foi discreto em sua declaração ao dizer que a GSEO espera aumentar sua margem de lucro com a crescente demanda de um número cada vez maior de módulos mais complexos para aparelhos de entrada e intermediários. Espera-se que essa tendência deve continuar em 2020, inclusive.

Kuo Ying-Li, presidente da GSEO, também comentou sobre o assunto e trouxe um pouco de insight nos ganhos da empresa com essa alta demanda. Segundo o executivo, câmeras com sensores de mais de 10MP já representam 47% de toda a operação da fabricante somaram uma renda de mais ou menos US$ 271 milhões nos três primeiros trimestres de 2019.

Via: GizmoChina