Google implementa uso de inteligência artificial em seu motor de buscas
Créditos: Google/ Divulgação

Google implementa uso de inteligência artificial em seu motor de buscas

O sistema irá compreender melhor as pesquisas feitas por usuários

O Google anunciou nesta segunda-feira (9) a implementação de um novo algoritmo em seu motor de buscas chamado Bert (Bidirectional Encoder Representations from Transformers). O sistema se trata de uma inteligência artificial que tem como objetivo compreender melhor o significado das palavras utilizadas pelos usuários ao fazer associações, compreender e contextualizar frases para, assim, retornar com resultados mais precisos.

Cerca de 15% das procuras feitas no Google diariamente contam com algum tipo de formulação inédita, revelou Pandu Nayak, vice-presidente de Buscas do Google, segundo reportagem do Globo Online. Por isso, compreender corretamente o que as pessoas querem buscar é essencial para melhorar a experiência. 

09/12/2019 às 13:36
Notícia

Google Maps terá recurso para destacar ruas mais iluminadas

Recurso foi descoberto em uma versão de testes do aplicativo, o Google Maps v10.31.0 beta

“Nós começamos com palavras, perguntas e documentos, e precisamos chegar ao significado” explicou Nayak, em teleconferência com jornalistas da América Latina. “E o que nós temos é uma nova forma de entender o significado das palavras, que realmente leva em consideração a relação entre elas”, afirmou.

O sistema foi alimentado com milhares de textos do Wikipedia e livros para tornar Bert capaz de fazer correlações, associações e completar espaços em branco de diferentes frases.

Cerca de 15% das procuras feitas no Google diariamente contam com algum tipo de formulação inédita

Em 2018, o algoritmo foi apresentado a especialistas e, a partir desta semana, funcionará em 70 idiomas diferentes, incluindo o português do Brasil. Segundo a Agência Estado, Nayak, afirmou que o método pode ser reproduzido em qualquer idioma.

Ao utilizar o Google, os usuários não poderão aplicar nenhum tipo de filtragem para utilizar o algoritmo. Na verdade, nem saberão se os resultados de suas buscas tiveram alguma influência do novo sistema.

Continua após a publicidade

Nakya explicou que, com o Bert, uma em cada 10 buscas no Google em inglês será impactada. Resultados preliminares indicam que, em português, esse número é ainda mais alto: uma a cada oito buscas é afetada.

Sendo assim, até termos que podem ser considerados dispensáveis, como conjunções e preposições, passam a ter peso na busca pelas melhores respostas. 

Via: BuzzFeed News Fonte: O Globo Online, Terra
User img

Gabriel Tagarro

Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.