Tesla patenteia limpador de para-brisa laser para seus carros
Créditos: Inverse

Tesla patenteia limpador de para-brisa laser para seus carros

Tecnologia também pode ser utilizada em painéis solares

Se você não ficou impressionado com o Tesla Cybertruck, a empresa de carros de Elon Musk tem mais uma tecnologia futurista em desenvolvimento. Segundo uma patente encontrada pelo Electrek, a montadora registrou um sistema para limpar o para-brisa do veículo utilizando lasers.

Enquanto as soluções convencionais funcionam bem e conseguem retirar detritos que estejam bloqueando a visão do motorista, o sistema registrado pela Tesla promete fazer isso de maneira mais tecnológica e precisa.

De acordo com a documentação vazada, os lasers podem ser ajustados para encontrar regiões com mais sujeira e fazer a limpeza apenas naquele ponto. Com isso, a visão do motorista não é bloqueada pela luz. 

O sistema laser é calibrado de acordo com a necessidade e consegue fazer todo o trabalho de maneira automatizada. Segundo o registro, a tecnologia também pode ser utilizada para retirar sujeiras que estejam bloqueando sensores do Autopilot, sistema de direção autônoma presente em carros da Tesla.

Segundo o Electrek, a tecnologia foi registrada como uma invenção de Phiroze Dalal, um dos cientistas da Tesla, e também pode ser utilizada para limpar painéis solares. Apesar da patente dar bastante ênfase no uso para carros, uma das imagens conceituais exibidas nos documentos também mostra o sistema com limpadores a laser sendo utilizado em um telhado. 

22/11/2019 às 09:27
Notícia

Tesla anuncia pick-up elétrica Cybertruck com autonomia de at...

Produção começa em 2021 e o veículo estará disponível com preços a partir de US$ 39.900

Enquanto a ideia parece consistente e funcional, a Tesla não comentou oficialmente sobre o assunto e pode ser que a firma não aplique a tecnologia em seus carros. Ainda assim, como Elon Musk tem uma queda por soluções futuristas, quem sabe os limpadores de para-brisa com lasers acabem se tornando realidade algum dia.

Via: Electrek
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.