Startup Rocket Lab testa sistema para recuperar foguetes após lançamento
Créditos: Rocket Lab

Startup Rocket Lab testa sistema para recuperar foguetes após lançamento

Empresa utiliza solução diferente da SpaceX, conhecida no setor espacial

A startup de entregas espaciais Rocket Lab deu mais um grande passo em seus negócios: além de realizar seu décimo lançamento bem-sucedido com o foguete Electron, a companhia conseguiu testar seu novo sistema de recuperação e reutilização de materiais. A novidade promete ajudar a empresa a reduzir custos e, consequentemente, baratear seus serviços.

A Rocket Lab atua no mercado apenas com a linha de foguetes Electron, que são voltados para entregas de pequeno porte. Em seu décimo lançamento, a espaçonave com cerca de 16 metros de altura levou satélites para as empresas Spaceflight e Alba Orbital. Mais do que isso, porém, o trabalho da vez serviu para testar a técnica de recuperação de foguetes da companhia.

Enquanto a SpaceX ganhou notoriedade por usar propulsores que fazem seus Falcon descerem em uma base, a startup utilizou um booster que permite gerenciar a descida e diminuir a velocidade do foguete. Com isso, a companhia consegue ter melhor controle do pouso e recuperar materiais utilizados no lançamento com um helicóptero, segundo explica o TechCrunch,

No Twitter, a empresa disse que o primeiro estágio do teste foi concluído com sucesso e superou as expectativas da equipe. A Rocket Lab não deu mais detalhes sobre o andamento do processo, logo, o negócio é esperar por mais novidades vindas da empresa.

Peter Beck, CEO da Rocket Lab, anunciou os planos de recuperar foguetes em agosto, o que mostra uma evolução rápida na tecnologia da firma. Considerando que o foguete Electron é usado para entregas de pequeno porte e de baixo custo em relação aos concorrentes, a evolução do sistema de reaproveitamento de peças pode ser um grande passo para tornar as viagens espaciais mais acessíveis.

Via: TechCrunch

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Pesquisadores desenvolvem projeto para extrair oxigênio da poeira da Lua

Pesquisadores desenvolvem projeto para extrair oxigênio da poeira da Lua

Método pode criar inúmeras possibilidades e mudar as viagens espaciais