Dispositivos com chips de 3nm fabricados pela TSMC devem chegar no final de 2022
Créditos: WccfTech

Dispositivos com chips de 3nm fabricados pela TSMC devem chegar no final de 2022

Segundo a empresa, os novos chips estarão prontos um ano antes do esperado

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) declarou que poderá entregar seus chips no tamanho de 3nm até um ano antes do planejado, que era 2023. A companhia diz que já em 2022, dispositivos com processadores nessa litografia (3nm) estarão disponíveis no mercado, o que significa um grande avanço em questão de tecnologia, já que o tamanho atual de chips é 7nm. Ainda nesse mês, a TSMC foi considerada como a empresa mais valiosa do continente Asiático, com um valor de mercado em torno de 1 trilhão de reais (237 bilhões de euros).

26/08/2019 às 17:21
Notícia

GlobalFoundries move ação contra TSMC e pode proibir importaç...

Fábrica alega que foram violadas 16 patentes utilizadas em CPUs de 20 empresas diferentes

A fabricante já está programada para começar o processo de fabricação de 5nm iniciando a tecnologia conhecida como High Volume Manufacturing (HVM) no segundo trimestre do próximo ano (2020). Enquanto isso, o processo de fabricação de chips atual de 7nm está recebendo muitos pedidos. Seguindo a lógica da famosa Lei de Moore (que previu que os chips iriam dobrar o número de transistores todo ano, sem aumentar custos), a TSMC já está de olho na fabricação futura de 3nm, prometida iniciar a HVM assim que chegar 2022, de acordo com JK Wang, vice-presidente sênior de operações da TSMC.

Lei de Moore completa 50 anos: veja infográficos sobre a principal profecia do mundo da tecnologia - via Adrenaline

Ao entregar a os chips fabricados em 3nm um ano inteiro antes do planejado, a TSMC pode se consolidar de vez como a maior fabricante de chips do mundo, e não só na Ásia. Clientes comuns como Apple e HiSilicon certamente utilizarão a nova litografia em seus produtos, e espera-se que as marcas disponibilizem smartphones com processadores de 3nm assim que tudo estiver pronto no mercado.

28/08/2018 às 16:21
Notícia

GlobalFoundries abandona os 7nm e TSMC produzirá exclusivamen...

Por causa da competição acirrada, GlobalFoundries vai apostar nos 12 e 14nm

A corrida tecnológica por trás dos tamanhos dos chips já afetou negativamente a fabricante GlobalFoundries, por exemplo. A empresa anunciou recentemente que está abandonando o desenvolvimento de seu processo de fabricação em 7 nanômetros (nm) e não possui planos de desenvolver chips em 5 e 3nm futuramente. Agora, o objetivo da empresa é focar no aprimoramento de seus processos de fabricação em 12 e 14nm pois caso optasse por continuar na corrida pelos 7nm, a empresa teria que concorrer com a Samsung e TSMC, que já estão avançando de maneira rápida na litografia. 

 

Continua após a publicidade
Via: Tech Power Up
User img

Mariela Cancelier

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.