Qualcomm anuncia novos chips Snapdragon 8c e Snapdragon 7c para laptops
Créditos: Qualcomm

Qualcomm anuncia novos chips Snapdragon 8c e Snapdragon 7c para laptops

Novos chips são voltados para uso em laptops com Windows baseados na arquitetura ARM

Depois do Snapdragon 8cx, a Qualcomm agora anunciou nesta semana durante o Snapdragon Summit dois novos chips voltados para uso em laptops com Windows baseados na arquitetura ARM, o Snapdragon 8c e o Snapdragon 7c.

O 8c é posicionado como sucessor do processador Snapdragon 850, o chip de segunda geração da Qualcomm compatível com Windows ARM. Já o 7c é um produto de nível de entrada inteiramente novo que se destina a competir com laptops com Windows baratos e com hardware mais modesto.

Lançado no ano passado, o 8cx do ano passado não vai a lugar nenhum; ele continuará a ser uma opção topo de linha para aqueles que querem um melhor desempenho.

Qualcomm anuncia novos chips Snapdragon 8c e Snapdragon 7c para laptops

Sobre os novos chips em si, a Qualcomm afirma que o Snapdragon 8c oferecerá um desempenho 30% maior em comparação com o Snapdragon 850. Ele virá com a CPU Kryo 490, GPU Adreno 675 e modem X24 LTE integrado para conectividade. Os fabricantes de laptops também poderão usá-lo em conjunto com o modem X55 5G.

Já o Snapdragon 7c virá com a CPU Kryo 468 com oito núcleos, GPU Adreno 618 e modem X15 LTE. A vantagem, no entanto, é que a Qualcomm diz que o 7c oferecerá um aumento de 25% no desempenho do sistema e até o dobro da duração da bateria em comparação com "plataformas concorrentes" (por exemplo, portáteis tradicionais com Windows de nível de entrada).

28/10/2019 às 10:25
Notícia

Microsoft adiciona suporte para Snapdragon 850 e 8cx no Windo...

Empresa aproveitou o update de novembro para atualizar lista de requisitos de processadores

A nova linha de chips dá à Qualcomm uma variedade bem maior de soluções de processador ARM para fabricantes de PCs com diferentes faixas de preços e níveis de desempenho. Mesmo assim, algumas questões ainda precisam ser respondidas.

A principal delas é o fato de que mais de um ano depois do anúncio do Snapdragon 8cx, nenhuma empresa lançou um portátil equipado com ele. O Microsoft Surface Pro X, por exemplo, usa uma versão personalizada do chip conhecida como Microsoft SQ1. Há também o anunciado, mas adiado, Galaxy Book S, que deveria ter sido lançado em setembro, mas até agora nada. A Samsung ainda não anunciou uma nova data de lançamento.

Embora provavelmente veremos mais laptops com o Snapdragon 8cx (e 8c e 7c) em 2020, a adoção da arquitetura ARM no mercado de PCs tem sido lenta, para dizer o mínimo. É ótimo que a Qualcomm está dando aos fabricantes de hardware mais opções, mas os fabricantes de laptops agora precisam trabalhar para lançar novos produtos com estes chips.

A outra questão é relacionada ao desempenho e ao software. Embora ainda seja difícil avaliar exatamente o quão bom é o chip 8cx da Qualcomm, o SQ1 personalizado do Surface Pro X ofereceu desempenho abaixo do esperado e problemas de compatibilidade com aplicativos.

Fonte: The Verge, Qualcomm
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.