Qualcomm anuncia Snapdragon XR2 5G, chip voltado para VR com conexão de última geração
Créditos: Qualcomm

Qualcomm anuncia Snapdragon XR2 5G, chip voltado para VR com conexão de última geração

Esta é a primeira plataforma XR suportada por 5G do mundo

O principal tópico do terceiro dia de Snapdragon Summit 2019 foi Realidade Virtual e, nesse contexto, a Qualcomm acaba de anunciar o Snapdragon XR2 5G, plataforma capaz de aliar as tecnologia VR e AR (Realidade Aumentada) à conectividade 5G.

04/12/2019 às 17:01
Notícia

Qualcomm apresenta chips Snapdragon 865, 765 e 765G até 2x ma...

O novo SoC premium da empresa conta com a plataforma 5G mais avançada do mundo

De acordo com a empresa, o Snapdragon XR2 é a primeira plataforma de realidade estendida (XR) suportada por 5G do mundo. O silício utilizado na sua fabricação foi desenvolvido para ajudar a reduzir as latências gerais dos sistemas e manter experiências AR ainda mais imersivas.

Esta também é a primeira plataforma XR a trazer suporte a sete câmeras simultâneas e permitir a passagem de câmera de baixa latência para desbloquear a "verdadeira Realidade Mista". Com Realidade Mista, a Qualcomm quer dizer "ver, interagir e criar um híbrido do mundo virtual e real enquanto [os usuários] usam um dispositivo de realidade virtual".

Seus três grandes pilares são áudio, video e interatividade. Em um contexto geral,  essa plataforma promete diversos novos recursos para levar a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista a outro nível. 

"Para atender às demandas do XR verdadeiramente envolvente, a plataforma possui tecnologias visuais, interativas e de áudio personalizadas, que utilizam a tecnologia básica de IA e a opção de conectividade 5G." - Qualcomm.

No âmbito visual, o Snapdragon XR2 5G é o primeiro a suportar vídeos 8K 360 graus a 60 fps. Ele oferece ainda resolução de até 3K a 90 quadros por segundo (fps)  para cada olho em um óculos VR, 1,5x mais taxa de pixels e 3x a taxa de texel para renderização gráfica. 

Continua após a publicidade

Sobre desempenho, a plataforma oferece melhorias significativas em comparação com sua antecessora. Alguns dos destaques são:

04/12/2019 às 20:45
Notícia

Qualcomm Snapdragon 865 trará suporte a câmeras de até 200 me...

Além disso, o novo SoC top de linha da empresa também trará suporte a gravações de vídeos em até 8K a...

  • Desempenho da CPU e GPU dobrados;
  • 4x mais largura de banda de vídeo;
  • Resolução 6x maior; e
  • Melhorias IA 11x maiores.  

Por fim, o Snapdragon XR2 5G conta com um DSP Qualcomm Hexagon que garante recursos acelerados por hardware como ativação por voz ou detecção de contexto/ "alertas de sons exteriores".

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.