Novo Elementary OS 5.1 'Hera' lançado com suporte melhorado ao Flatpak
Créditos: Elementary OS

Novo Elementary OS 5.1 'Hera' lançado com suporte melhorado ao Flatpak

Diversas melhorias corrigiram alguns dos 'problemas' da versão anterior

Com muita satisfação que a equipe da distribuição Linux Elementary OS anunciou oficialmente sua nova versão do sistema, o Elementary OS 5.1 'Hera'. Uma grande atualização do sistema operacional que incorpora várias melhorias e atualizações, além de novos recursos. Entre estes novos recursos podemos destacar o melhor suporte ao Flatpak.

A equipe do Elementary é bastante preocupada com a integração dos aplicativos ao visual 'clean' do sistema operacional, procurando sempre 'alinhar' ambos para uma melhor experiência visual. Nesta versão não seria diferente e foi um ano de muito trabalho para o sistema corrigir os problemas da versão anterior, mas sem perder esta característica marcante do sistema operacional.

O suporte ao Flatpak, muito aguardada pelos usuários do sistema, garante uma maior segurança tanto ao usuário quanto ao sistema. Além disso, facilita a instalação de aplicativos que não estão disponíveis na loja de aplicativos do sistema, a AppCenter, mas são essenciais para algumas tarefas diárias.

Para que o usuário não precise ficar executando comandos no terminal para instalar aplicativos via Flatpak, o Elementary OS 5.1 vem com o Sideload, um utilitário gráfico que facilita o processo de instalação através de um único clique do mouse. Adicionado a este recurso, a AppCenter permite agora que os aplicativos instalados via FlatPak possam ser gerenciados por ela, da mesma forma que os aplicativos 'convencionais' provenientes dos repositórios oficiais.

Instalação de pacote Flatpak

"Em vez de encorajar os usuários a irem para um terminal, adicionar PPAs inerentemente inseguros ou instalar pacotes que acabam obtendo acesso root ao sistema, criamos um novo utilitário básico do sistema operacional chamado Sideload para facilitar extremamente o sideload de aplicativos Flatpak" - Cassidy James Blaede, co-fundador e CXO do elementary.

 

O AppCenter recebeu várias melhorias que o faz ser 10 vezes mais rápido do que sua versão anterior. Ele também ganhou uma animação de carregamento das capturas de tela dos aplicativos listados, suporte offline aprimorado e novos botões de navegação.

A primeira mudança que o usuário vai perceber ao iniciar pela primeira vez o sistema é a nova tela de 'boas-vindas' do Elementary OS 5.1. Ela foi totalmente redesenhada apresentando os principais ajustes que o usuário já pode realizar no sistema.

A tela de login também foi redesenhada, com notificador da tecla Caps e Num Lock, layout mais nítido e muito mais intuitivo para alternar entre os usuários do sistema. O painel de configurações do sistema também recebeu diversas melhorias em praticamente todas as suas opções. E como de costume nas novas versões de distribuições Linux, há também um melhor suporte à hardware, atualizações de segurança e um kernel atualizado.

Caso queira experimentar o sistema em seu computador, você pode realizar o download do arquivo .iso do sistema através do site oficial e gravá-lo num pen drive ou DVD. eles adotam uma política na qual o usuário pode pagar o quanto quiser (inclusive nada) para utilizar o sistema operacional e também os programas considerados 'curados' pela equipe do Elementary OS. Estes aplicativos 'curados' são cuidadosamente criados pelos desenvolvedores externos, seguindo um padrão, o que garante uma identidade visual alinhada ao sistema e uma melhor integração.

Fonte: sempreupdate
User img

Jean Oliveira

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Microsoft vai tornar mais fácil o update do Kernel Linux incorporado no Windows 10

Microsoft vai tornar mais fácil o update do Kernel Linux incorporado no Windows 10

Mudança chegará com o Windows Subsystem for Linux 2 (WSL2) na build 2004


Debian Linux é o sistema operacional mais vulnerável dos últimos 20 anos, aponta pesquisa

Debian Linux é o sistema operacional mais vulnerável dos últimos 20 anos, aponta pesquisa

O Android se mostrou o software com mais falhas de segurança em 2019