Presente de Natal? Asteroide gigantesco passará perto da Terra dia 26 de dezembro
Créditos: IBT

Presente de Natal? Asteroide gigantesco passará perto da Terra dia 26 de dezembro

Chamado de 2000 CH59, o corpo celeste é maior que o Empire State Building

A NASA identificou que um asteroide gigantesco passará perto da Terra no dia 26 de dezembro, logo após o Natal. Com até 620 metros, o corpo celeste é maior que o Empire State Building e a Torre Eiffel.

O asteroide é chamado de 2000 CH59, em referência ao ano que foi avistado pela primeira vez, e está viajando a uma velocidade de 44.172 km/h, de acordo com dados da agência espacial.

Mesmo sendo grande e rápida, a pedra espacial não deve aparecer embaixo da árvore de Natal de ninguém durante os feriados de fim de ano. A distância mais próxima que o 2000 CH59 deve chegar da Terra é 7.291.400 km.

Considerando a escala do nosso sistema solar, a distância não é tão grande, mas ainda é segura: o número é aproximadamente 19 vezes maior que o espaço entre o planeta Terra e a Lua.

Dobradinha espacial

Antes da visita do 2000 CH59, a NASA também prevê que mais um asteroide passará perto da Terra. No dia 20, o 216258 2006 WH1, que mede "apenas" 600 metros e tem poder para dizimar uma cidade grande, também deve passar na nossa órbita, com uma distância segura de aproximadamente 6 milhões de quilômetros. 

07/05/2019 às 09:18
Notícia

E se um asteroide atingisse a Terra? Simulação prevê possívei...

Como era de se esperar, muita destruição e problemas diplomáticos

Em ambos os casos, os asteroides são classificados como "objetos próximos da Terra" e que não oferecem ameaça ao planeta. Com isso em mente, tudo deve ficar bem em relação aos pedregulhos espaciais, a menos que algum vilão ao estilo de quadrinhos surja e consiga, de maneira sobre-humana, desviar a rota das rochas celestes.

De qualquer forma, vale lembrar que a NASA já está trabalhando para lidar com situações envolvendo um apocalipse vindo do espaço. Além de realizar simulações de colisões com frequência, a agência espacial anunciou este ano uma parceria com a SpaceX para desenvolver um sistema de defesa contra asteroides.

Via: The Sun, Metro
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.