Elite Gaming traz efeitos em games, updates de drivers e 144Hz ao Qualcomm Snapdragon
Créditos: Divulgação Qualcomm

Elite Gaming traz efeitos em games, updates de drivers e 144Hz ao Qualcomm Snapdragon

Empresa sobe o nível da experiência em seus novos chips para smartphones

A Qualcomm mostrou que vai apostar pesado na evolução de seu hardware para tornar os celulares mais poderoso em games. A empresa anunciou uma série de tecnologias focadas na experiência com jogos, todos dentro do programa Qualcomm Snapdragon Elite Gaming. A emrpesa detalhou as novidades durante o segundo dia do Qualcomm Snapdragon Tech Summit 2019.

04/12/2019 às 17:01
Notícia

Qualcomm apresenta chips Snapdragon 865, 765 e 765G até 2x ma...

O novo SoC premium da empresa conta com a plataforma 5G mais avançada do mundo

O primeiro deles é o Game Smoother, tecnologia que promete entregar uma taxa de quadros constante independente da atualização usada na tela. Parte importante dessa tecnologia é o Motor de Performance Gráfica Adaptativo, um software que analisa de forma profunda o código do jogo e reagindo em tempo real busca equilibrar a produção dos quadros para uma experiência mais fluida e confortável com os jogos nos celulares.

A empresa também está trabalhando com múltiplas desenvolvedoras, e pela primeira vez anunciou o suporte a taxa de atualização de 144Hz, um referencial importante de alto desempenho nos desktops.

Suporte a 144Hz, otimizações de performance e drivers atualizados com frequência são os destaques

A empresa também vem trabalhando na evolução da tecnologia HDR, e durante a apresentação a empresa anunciou a chegada do 10-bit HDR ao game PUBG Mobile. Para os games que não possuem suporte, a empresa está trabalhando no Qualcomm Game Color Plus, ferramenta que busca melhorar a qualidade das cores e ampliar os contrastes, saturação e o brilho mesmo em games que não trazem nativamente o suporte a tecnologia HDR.

Outro recurso relevante é o HDR Fast Blend. Ele consegue em tempo real determinar as partes das cenas mais complexas, especialmente aquelas que envolvem partículas como fogo e fumaça, e acelerar via hardware o processo para entregar o dobro de performance, otimizando as partes mais difíceis para a renderização.

Continua após a publicidade

E uma das grandes novidades da apresentação foi a introdução de updates para os drivers do chip gráfico, em um processo parecido com o que acontece nos desktops para jogos. A Qualcomm trabalhou em conjunto com a Google para fornecer um aplicativo que fará o download e atualizará os drivers da GPU Adreno presente nos chips Snapdragon, e com isso possibilitará melhorias na performance e correção de problemas com a mesma frequência e eficiência que os PCs gamers.

Os novos Snapdragon vão contar com melhorias no HDR, na renderização e também otimizações em múltiplos efeitos gráficos

Outro elemento incorporado ao programa é o Desktop Foward Rendering, conjunto de tecnologias que buscam trazer o nível de qualidade gráfica presentes nos consoles e computadores gamers aos celulares. Ele inclui otimizações para múltiplos recursos gráficos conhecidos dessas plataformas high-end para jogos, como efeitos de Profundidade de campo, Luzes múltiplas dinâmicos, Reflexos planos e Desfoque de movimento. 

Os recursos estarão presentes na próxima geração de chips Qualcomm, com modelos como o topo de linha Snapdragon 865, e parcialmente presentes nos novos modelos Snapdragon 765 e 765G.

O Mundo Conectado cobre o Qualcomm Snapdragon Tech Summit in loco, direto de Maui, no Havaí, à convite da Qualcomm.

User img

Diego Kerber

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.