Pesquisa mostra que microgravidade pode neutralizar células cancerosas

Pesquisa mostra que microgravidade pode neutralizar células cancerosas

Quando colocadas em microgravidade, 80 a 90 por cento das células cancerosas testadas foram neutralizadas

Passar períodos prolongados no espaço pode resultar em uma série de mudanças no corpo humano, incluindo degeneração muscular e óssea, visão agravada e distúrbios nas funções de alguns órgãos.

22/11/2019 às 16:53
Notícia

Pesquisadores brasileiros criam minifígados funcionais usando...

Eles são capazes de exercer funções básicas como secreção e armazenamento de substâncias, e produção ...

Agora Joshua Chou, professor da Universidade de Tecnologia de Sydney, e sua equipe enviarão um experimento para a Estação Espacial Internacional para mostrar que a microgravidade oferece potenciais benefícios quando se trata do tratamento do câncer.

Em termos simples, o câncer envolve divisão celular incontrolável que começa em uma parte do corpo e se espalha para outras partes. As células cancerosas formam tumores que crescem e invadem o tecido saudável.

O mecanismo que faz com que os diferentes tipos de câncer cresçam e se espalhem permanece um mistério, embora o processo parece indicar que as células cancerosas podem de alguma forma se atrair para juntas formarem um tumor. Chou então se perguntou se a falta de gravidade retardaria a capacidade das células de se dividirem e se espalharem.

Chou se perguntou se a falta de gravidade retardaria a capacidade das células de se dividirem e se espalharem

Esta não será a primeira vez que ele realizará pesquisas na ISS, já que Chou participou de um projeto que resultou em um medicamento para tratar a osteoporose. Ele disse ao Universe Today que essa experiência o inspirou a aplicar a mesma estratégia a outras doenças.

Para testar os efeitos da microgravidade nas células cancerosas em um laboratório, Chou e sua equipe giraram uma caixa contendo células cancerosas em uma centrífuga para imitar a microgravidade.

Pesquisa mostra que microgravidade pode neutralizar células cancerosas

Os resultados são promissores. "Nosso trabalho descobriu que, quando colocadas em um ambiente de microgravidade, 80 a 90 por cento das células dos quatro tipos diferentes de câncer que testamos - ovário, mama, nariz e pulmão - foram neutralizadas", disse Chou ao Universe Today. "Por neutralizadas, quero dizer que elas morrem ou se afastam das outras por causa da microgravidade. Esses quatro tipos de câncer são alguns dos mais difíceis de se combater".

O que é mais impressionante é o fato de que os resultados foram devidos inteiramente à microgravidade. Mesmo quando colocadas em condições de microgravidade, as células cancerosas não podiam sentir umas às outras e nem se unir para formar tumores.

No início de 2020, os pesquisadores enviarão seu experimento em um módulo especial para a ISS e monitorarão o experimento a partir do solo. Após o experimento, as células serão congeladas e examinadas em busca de mudanças genéticas na Terra.

Chou espera que novos tratamentos possam surgir como resultado de sua pesquisa – tratamentos que tenham o mesmo efeito que a microgravidade, neutralizando a capacidade das células cancerosas de se localizarem.

Continua após a publicidade

Embora não seja uma cura definitiva, Chou e sua equipe esperam que os tratamentos baseados em sua pesquisa complementem os tratamentos convencionais. A pesquisa também tem o potencial de ajudar os astronautas que estão expostos a altos níveis de radiação e, portanto, têm um maior risco de desenvolver câncer.

Equipe de pesquisa - Chelsea Ly, Carin Basirun, Jessica Domingo e Joshua Chou:

Pesquisa mostra que microgravidade pode neutralizar células cancerosas

Fonte: Asgardia, Universe Today
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.