A Amazon anunciou o lançamento anunciou o Amazon Braket, seu novo serviço de computação quântica na nuvem. O serviço está disponível através da plataforma de computação em nuvem Amazon Web Services (AWS).
Cientistas criam novo protocolo para avanço da internet quântica
Físicos da UAB desenvolveram método para melhorar a internet quântica
De acordo com a Amazon, o Amazon Braket é um serviço para explorar e avaliar a computação quântica. O Braket é um serviço totalmente gerenciado que torna mais fácil para cientistas, pesquisadores e desenvolvedores criar, testar e executar algoritmos de computação quântica.
O serviço da Amazon ajuda você a começar a aprender sobre computação quântica, fornecendo um ambiente de desenvolvimento para criar algoritmos quânticos, testá-los em computadores quânticos simulados e executá-los em diferentes tecnologias de hardware quântico.
O Amazon Braket permite que você crie seus próprios algoritmos quânticos a partir do zero ou escolha entre um conjunto de algoritmos pré-criados. Depois de definir seu algoritmo, o Braket fornece um serviço de simulação totalmente gerenciado para ajudar a solucionar problemas e verificar sua implementação.
Quando estiver pronto, você pode executar seu algoritmo em diferentes computadores quânticos dos provedores de hardware quântico da Amazon, incluindo D-Wave, IonQ e Rigetti, todos acessados através de uma única experiência de usuário.
Para facilitar o desenvolvimento de algoritmos híbridos que combinam tarefas clássicas e quânticas, o Amazon Braket ajuda a gerenciar os recursos de computação clássica e estabelecer conexões de baixa latência com o hardware quântico. Com o serviço da Amazon, você pode explorar a computação quântica, avaliar seu potencial e acumular experiência para o futuro.
Vale lembrar que a Amazon não é a primeira a lançar um serviço de computação quântica na nuvem. A IBM vem oferecendo acesso ao seu próprio hardware quântico pela internet desde 2016.
O Amazon Braket está disponível atualmente como Preview. Saiba mais sobre o serviço acessando o link https://aws.amazon.com/pt/braket/.
Os computadores quânticos reais são bem diferentes dos computadores tradicionais e a Amazon divulgou algumas fotos. Este primeiro é o D-Wave 2000Q:
Nas fotos abaixo é possível ver o Rigetti 16Q Aspen-4 e o IonQ, respectivamente:
Fonte: Amazon, Época Negócios