Ex-parceira da Apple, Imagination lança chips gráficos para smartphones e IA
Créditos: Imagination/Divulgação

Ex-parceira da Apple, Imagination lança chips gráficos para smartphones e IA

Segundo a empresa, a arquitetura IMG A é seu principal lançamento em 15 anos

A Imagination Technologies, uma das clássicas companhias do ramo de chips gráficos e que ganhou notoriedade pela sua parceria de anos com a Apple, apresentou recentemente sua nova linha de GPUs, a IMG A-Series. Segundo a firma, o lançamento da propriedade intelectual, que pode ser licenciada por fabricantes, é a principal novidade da empresa nos últimos 15 anos, além de ser uma grande arma para a britânica se recuperar no mercado após deixar de trabalhar com a dona dos iPhones em 2018. 

A série IMG A traz design de chips gráficos voltados para smartphones, servidores, tablets, produtos de internet das coisas e também carros. Segundo a companhia, os produtos feitos na arquitetura possuem 2,5 vezes mais desempenho em comparação às soluções anteriores da marca, com 60% menos consumo de energia e processamento de IA 8 vezes maior.

Segundo o anúncio da Imagination, a nova linha é dividida em três categorias: os chips AXT são voltados para alta performance, os componentes AXM são feitos para dispositivos intermediários e os modelos AXE são pensados para aparelhos com foco em custo baixo. O catálogo apresentado pela firma inclui os seguintes designs:

Imagem: Imagination/Divulgação

  • IMG AXT-64-2048 – flagship performance; 2.0 TFLOPS, 64 Gpixels e 8 TOPS de desempenho para AI
  • IMG AXT-48-1536 – premium mobile; 1.5 TFLOPS, 48 Gpixels e 6 TOPS
  • IMG AXT-32-1024 – alta performance para mobile e automotivo; 1 TFLOPs, 32 Gpixels e 4 TOPS
  • IMG AXT-16-512 – performance "intemediário premium" para mobile e automotivo; 0.5 TFLOPS, 16 Gpixels e 2 TOPS
  • IMG AXM-8-256 – performance intermediária para mobile; 0.25 TFLOPS, 8 Gpixels e 1 TOPS
  • IMG AXE-2-16 – IoT premium, DTV/STB de entrada; 2 PPC, 16 GFLOPS e 2 Gpixels
  • IMG AXE-1-16 – performance de entrada para mobile e ioT e a GPU Vulkan mais rápida em sua classe; 1 PPC, 16 GFLOPS e 1 Gpixels

Apesar do catálogo abrangente, a Imagination promete desempenho execptional de sua tecnologia em celulares voltados para jogos. Segundo a fabricante, os produtos da linha contam com otimização para Vulkan e chegam preparados para entregar gameplay em altas taxas de frames e sem problemas como engasgos e temperatura elevada.

Novidades em 2020


Imagem: Imagination/Divulgação

Saberemos se a empresa vai deslanchar no mercado de GPUs mobile novamente em 2020, quando os primeiros produtos baseados na nova IP da Imagination chegarem ao mercado. Segundo a companhia, a tecnologia já foi licenciada em múltiplos mercados e os primeiros sistemas utilizando componentes baseados em IMG A chegam já no ano que vem.

Durante os próximos 12 meses também teremos mais novidades sobre a atuação da firma, que lançou um roadmap e prometeu que a série de chips gráficos IMG B chega já no ano que vem, trazendo desempenho 30% superior em comparação aos modelos apresentados agora. Até 2022, o objetivo da firma é evoluir a linha e entregar 90% mais performance. 

Fonte: Imagination
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.