Angela Merkel defende instalações de tecnologias 5G da Huawei na Europa
Créditos: Reuters/Fabrizio Bensch

Angela Merkel defende instalações de tecnologias 5G da Huawei na Europa

Alguns legisladores não querem incluir a empresa chinesa como prestadora de serviço

O governo Donald Trump nos Estados Unidos acusa a Huawei de espionagem e tem feito sanções e impedido a empresa de atuar normalmente no mercado norte americano. Na contramão do que pensam os estadunidenses, Angela Merkel, chanceler da Alemanha, defende a Huawei na implantação do 5G na Europa. Segundo a chefe de governo, essa opção de utilizar a empresa chinesa na instalação da rede é melhor do que dividir o serviço em múltiplas empresas.

Novo smartwatch Honor MagicWatch 2
tem bateria com autonomia de até 14 dias

O posicionamento surgiu após alguns legisladores alemães excluírem a Huawei dos contratos de 5G, preocupados com as acusações feitas pelos EUA de que podem estar espionando Pequim. A Huawei tem negado todas as acusações até o momento e pede provas concretas, a guerra comercial já se arrasta por meses sem um desfecho claro.

Merkel disse que um dos maiores perigos "é que cada país da Europa tenha suas próprias políticas em relação à China, emitindo sinais de rede mistos", explicou ela aos legisladores em um debate sobre orçamento na câmera em Bundestag na quarta-feira. Ainda segundo ela, isso seria desastroso não para a China, mas para a Europa, pedindo que Alemanha e França façam um acordo comum sobre a abordagem diante do assunto com uma solução única para todo o continente.

A França, como forma de prevenção de segurança de rede, pretende deixar a atuação da Huawei em seu território, mas está preparada para cortar qualquer tipo de equipamento em caso de falha suspeita de equipamento. Todas as operadoras de telecomunicações da Alemanha, que mantêm laços comerciais estreitos com a China, são clientes da Huawei e alertaram que a proibição atrasaria o lançamento de redes 5G.

Fonte: Reuters

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.