Black Friday 2019 deve movimentar 3,5 bi de reais no comércio eletrônico
Créditos: Exame/Thinkstock

Black Friday 2019 deve movimentar 3,5 bi de reais no comércio eletrônico

Pesquisa realizada pela Compre & Confie aponta crescimento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado

Cada vez mais popular no Brasil, a Black Friday deve apresentar crescimento expressivo este ano. Dados do Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, apontam para um crescimento nominal de 19% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 3,5 bilhões. A projeção considera o faturamento total estimado para as vendas realizadas nos dias 28 e 29 de novembro, de 2019.

Segundo a Compre&Confie, o aumento é impulsionado pelo aumento no volume de compras realizadas, já que o tíquete médio dos pedidos deve apresentar queda em relação ao mesmo período de 2018. Ao todo, devem ser realizados 5,8 milhões de pedidos, representando aumento de 24% em relação à Black Friday do ano passado. O tíquete médio deve ser de R$ 600, queda de 4% na comparação com o mesmo período de 2018.

“Podemos afirmar que a Black Friday está cada dia mais consolidada no Brasil. Os mecanismos criados por diversas empresas para comprovar que os descontos são reais, somados à proximidade do Natal e recebimento de parcela do 13º salário pelo brasileiro, explica o otimismo do setor para um forte crescimento no número de pedidos este ano, que deve ser observado principalmente em categorias de maior valor agregado como eletrônicos e telefonia”
André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Motivos para acreditar nas perspectivas positivas não faltam. De acordo com estimativas do Compre&Confie, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 19 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra online, um aumento de 35,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Alibaba bate recorde de US$ 38 bilhões
em vendas durante "Black Friday chinesa"

Além disso, uma pesquisa conduzida pela companhia com 2.705 consumidores que fizeram pelo menos uma compra pela internet no último ano mostrou que 72% deles pretendem comprar novos produtos e aproveitar as promoções da data. Outros 25% podem comprar caso as ofertas apresentem boas vantagens e apenas 4% não pretendem aproveitar as promoções.

No topo dos itens mais desejados, segundo a pesquisa, estão: Eletrônicos (elencados por 51% dos entrevistados), Telefonia (35%), Informática (28%), Moda e Acessórios (24%) e Eletrodomésticos (23%).

A Compre&Confie tem um aplicativo para auxiliar no controle de suas compras online, o app está disponível para iOS e Android, acesse o site da empresa para saber mais.

Tesla patenteia limpador de para-brisa laser para seus carros

Tesla patenteia limpador de para-brisa laser para seus carros

Tecnologia também pode ser utilizada em painéis solares


American Airlines lança escaneamento de passaporte por aplicativo

American Airlines lança escaneamento de passaporte por aplicativo

Nova função usa a tecnologia de chip em passaportes eletrônicos para tornar o embarque internacional mais rápido


Black Friday registra aumento de 40% no faturamento de e-commerce

Black Friday registra aumento de 40% no faturamento de e-commerce

Pesquisa do UOL DIVEO analisou dados de desempenho e faturamento de 20 varejistas online


Hyundai faz investimento de U$52 bilhões em carros elétricos e voadores

Hyundai faz investimento de U$52 bilhões em carros elétricos e voadores

Empresa quer chegar na frente das concorrentes e se tornar pioneira na fabricação até 2025


Western Digital lança soluções de armazenamento de alto nível para ambiente NAS

Western Digital lança soluções de armazenamento de alto nível para ambiente NAS

Novos produtos da linha WD Red prometem aperfeiçoamento de performance e durabilidade