Tesla anuncia pick-up elétrica Cybertruck com autonomia de até 800km
Créditos: Tesla

Tesla anuncia pick-up elétrica Cybertruck com autonomia de até 800km

Produção começa em 2021 e o veículo estará disponível com preços a partir de US$ 39.900

Como prometido, Elon Musk, CEO da Tesla, revelou oficialmente a primeira pick-up elétrica da empresa durante um evento em Los Angeles. O veículo foi batizado oficialmente como Tesla Cybertruck.

Com design futurista, o veículo é resistente e sua porta foi capaz de aguentar alguns golpes de marreta durante o evento onde ele foi revelado. Embora isso não seja um caso de uso do dia-a-dia para muitos potenciais compradores, é muito útil se você está mostrando a proeza de seu mais recente modelo totalmente elétrico pela primeira vez. O início da produção do veículo foi confirmado para o final de 2021.

A versão padrão do Cybertruck, com um único motor, estará disponível por US$ 39.900, terá autonomia de pouco mais de 400km e poderá acelerar de 0 a 96kmh em 6,5 segundos e rebocar até 3.400kg de carga. Um modelo com dois motores custará US$ 49.000, poderá acelerar de 0 a 96kmh em 4,5 segundos, terá autonomia de até 482km e poderá rebocar até 4.535kg de carga.

Já o modelo “topo de linha” custará a partir de US$ 69.900, terá autonomia de 800km, poderá acelerar de 0 a 96kmh em 2,9 segundos e rebocar até 6.350kg de carga. Este modelo com três motores começará a ser produzido em 2022.

Embora não tenha divulgado a data exata do início da produção do Cybertruck, Musk falou sobre a importância de entrar no segmento de pick-ups, um dos mais populares nos EUA. "Precisamos de algo diferente. Precisamos de energia sustentável agora", disse Musk no palco, diante de uma multidão de fãs e jornalistas na sede da SpaceX.

Assim como fez com outros veículos, a Tesla incluiu alguns extras no Cybertruck. Ele virá com tomadas de energia de 120 volts e 240 volts e um compressor de ar a bordo, transformando a pick-up em uma estação de energia móvel para locais de trabalho. O veículo também é à prova de balas e pode suportar os disparos de uma arma de 9 milímetros.

A pick-up Ford F-150 tem sido o veículo de passageiros mais vendido nos EUA por 36 anos seguidos

A nova pick-up elétrica da Tesla representa uma parte potencialmente grande do futuro da empresa, já que a montadora está procurando expandir sua presença no mercado e melhorar suas finanças.

As pick-ups representam cerca de 15% das vendas de veículos nos Estados Unidos, uma participação que tem crescido constantemente desde 2009, de acordo com dados da IHS Markit.  A pick-up Ford F-150 tem sido o veículo de passageiros mais vendido nos EUA por 36 anos seguidos; Os americanos compram quase um milhão todos os anos.

Mais importante, as pick-ups dão um bom lucro: a Reuters informou que a General Motors lucra, em média, US$ 17.000 por pick-up. Em modelos high-end com os tipos de extras que empurram os preços de venda acima de US$ 100.000, essa margem pode chegar a US$ 50.000. 

06/11/2019 às 18:19
Notícia

Elon Musk revelará pick-up elétrica da Tesla no próximo dia 2...

Informação foi confirmada por ele no Twitter

E embora a Tesla enfrente séria concorrência nesta área, o campo de batalha é principalmente limitado aos fabricantes nacionais, graças ao "imposto de frango" do presidente Lyndon Johnson, que impõe uma tarifa de 25 por cento sobre caminhões leves importados.

Uma linha de veículos que rende mais dinheiro por veículo poderia aliviar a pressão sobre a Tesla, que começou desde que a empresa iniciou a produção de dezenas de milhares do Tesla Model 3 com baixo custo. Assim como acontece com os sedans de luxo e SUVs, a analista Stephanie Brinley, da IHS Markit, diz que "as pessoas vão pagar mais por mais espaço e mais capacidade".

Esta capacidade será uma das chaves para o sucesso da pick-up elétrica Tesla Cybertruck. Ao contrário das SUVs com recursos para off-road que ninguém usa, as pick-ups são normalmente usadas para trabalhar. Muitas pick-ups são compradas por trabalhadores, que precisam da potência e capacidade destes veículos. Outras são compradas por pessoas comuns, que passam fins de semana acampando, cavalgando, andando de motocross, ou rebocando barcos pequenos até um lago para poder pescar, por exemplo.

A boa notícia para a Tesla é que as pick-ups podem ser bons veículos elétricos. Os veículos grandes podem acomodar baterias maiores e mais caras, ao contrário de sedan compacto. O torque que flui tão facilmente a partir de motores elétricos e permite a aceleração dos veículos da Tesla é o que dá ao Cybertruck a sua força.

Os proprietários que dirigem por rotas definidas entre diferentes locais de trabalho podem ser capazes de planejar suas paradas para recarga. É mais provável também que eles vivam em casas ao invés de apartamentos, o que torna mais fácil a instalação de estações de recarga domésticas. Por outro lado, a estrutura pública de recarga de veículos elétricos ainda não foi bem desenvolvida nas regiões dos Estados Unidos onde o uso de pick-ups é mais comum.

Como exemplo, a Chargepoint, a maior provedora de estações de recarga de veículos elétricos nos Estados Unidos, tem mais de 500 estações de recarga em São Francisco e menos de 150 em Dakota do Norte e do Sul, combinadas. A Tesla tem apenas oito estações supercharger em Dakota do Sul, e nenhuma em seu vizinho do norte.Para que a pick-up elétrica Cybertruck possa ser tão bem-sucedida como o Tesla Model 3, a empresa terá que atrair clientes de concorrentes como a Ford, General Motors e Chrysler com uma boa estratégia. As grandes montadoras prestam muita atenção aos seus veículos: eles conhecem bem seus clientes e desenvolvem cada novo modelo com base em décadas de aprendizado.

Musk tem um talento especial para repensar a experiência do cliente, e o design radical do Cybertruck poderia atrair motoristas que procuram algo diferente. Mas quando se trata de conhecer o que esses motoristas realmente precisam e querem de seus veículos, as concorrentes estão em vantagem. "Se o veículo não puder entregar a funcionalidade que os motoristas precisam, eles não vão comprá-lo", disse Brinley.

Saiba mais sobre a pick-up elétrica da Tesla aqui.

Fonte: Wired, Tesla
User img

Fabio Rosolen

Musk considera lançar moto de trilha da Tesla, mas não lançará motos urbanas

Musk considera lançar moto de trilha da Tesla, mas não lançará motos urbanas

CEO da montadora teve experiências ruins com motos de estrada no passado


Vendas do Magic Leap decepcionam e novo modelo pode estar há anos de distância

Vendas do Magic Leap decepcionam e novo modelo pode estar há anos de distância

Empresa estaria trabalhando em 5G e opções de cores para nova geração, mas sem previsão de lançamento


Imagens em baixa resolução do Galaxy S11 mostram as várias câmeras traseiras

Imagens em baixa resolução do Galaxy S11 mostram as várias câmeras traseiras

As fotos são de baixíssima resolução, mas podem ter confirmado o design do celular


Tesla patenteia limpador de para-brisa laser para seus carros

Tesla patenteia limpador de para-brisa laser para seus carros

Tecnologia também pode ser utilizada em painéis solares


Samsung Galaxy S11 terá câmera de 108MP, indica rumor

Samsung Galaxy S11 terá câmera de 108MP, indica rumor

Vazamento também menciona teleobjetiva com zoom de 5x