Não é raro alguém tentar tirar uma foto da lua e se frustrar por não conseguir capturar a beleza do nosso satélite natural como o olho humano o enxerga. Algumas imagens realmente impressionantes já circularam pela internet, inclusive algumas supostamente tiradas por smartphones. Porém, o fotógrafo de 14 anos Eric Morgunov alcançou outro nível de resolução.
O jovem postou em suas redes sociais uma imagem criada a partir de 500 fotos da lua. Como ele explica, dois tipos de fotografia foram usadas:
Astrônomos criam o primeiro mapa global de Titã, a maior lua ...
Mapa foi criado com a ajuda de dados enviados pela sonda Cassini, da NASA
O primeiro foi de longa exposição para capturar a luz cinérea e com obturador rápido para pegar o lado iluminado. O obturador da sua câmera ficou em velocidade 1/60 e ISO definido em 100 - ou seja. ele ficava aberto por um tempo razoável com baixa sensibilidade à luz. Depois disso, o jovem fotógrafo aumentou a nitidez das imagens em dois programas diferentes.
Todas as imagens foram somadas a um segundo grupo de 15 imagens com exposição de três segundos e ISO 1.600 foram utilizadas. Elas passaram pelo mesmo tratamento de nitidez das outras cinco centenas.
“Juntei as duas fotos no Photoshop (muito mais trabalhoso do que parece) e adicionei a trilha de estrelas no fundo ( deu muito mais trabalho, eu apenas simplifiquei).” - Eric Morgunov no Instagram.
O resultado é uma fotografia de 52MP com detalhes impressionantes. Em seu Instagram, Eric já mostra seu interesse na lua há algum tempo, mas essa foto com certeza será o destaque do seu perfil por um bom tempo.
As imagens com o sem fundo estrelado podem ser baixadas em alta resolução aqui.
Via: Interesting Engineering