Bing agora utiliza inteligência artificial para melhorar a pesquisa de imagens
Créditos: Microsoft

Bing agora utiliza inteligência artificial para melhorar a pesquisa de imagens

Os resultados agora são bem mais precisos do que antes

O mecanismo de busca Bing da Microsoft recebeu novas melhorias baseadas em inteligência artificial, particularmente na seção de pesquisa de imagens. As melhorias permitem que os usuários encontrem mais facilmente imagens com diferentes tamanhos e qualidades, permitem que o mecanismo de busca tenha melhor entendimento das consultas, imagens e páginas web, bem como das relações entre elas.

25/06/2018 às 15:25
Notícia

Microsoft lança o Bing Visual Search, que permite fazer pesqu...

Ferramenta vem para competir com o Google Lens

A Microsoft incorporou a tecnologia BERT/Transformer para que o mecanismo de busca possa interpretar melhor as informações dos termos de pesquisa digitados pelo usuário para oferecer resultados mais precisos e para detectar certas características das imagens e das páginas da Web onde elas estão hospedadas.

A empresa também extrai um conjunto seleto de atributos de objetos de documentos de consulta e de candidatos e usa esses atributos para correspondência dos resultados no Bing. Isso permite que a ela combine os termos de consulta {imagens de idosos nadando} com atributos semelhantes aos do conteúdo da imagem e do texto em torno dela. Agora, a consulta e o documento podem ser considerados uma "correspondência precisa", uma vez que compartilham os mesmos atributos.

Isso é útil para pesquisas mais precisas, onde os usuários estão procurando itens com vários recursos específicos, por exemplo, {homem loiro com bigode}, {roupas de dança para meninas com uma rosa}.

Bing agora utiliza inteligência artificial para melhorar a pesquisa de imagens

A Microsoft também gera automaticamente metadados para documentos, incluindo imagens, que são combinados mais facilmente com as pesquisas. Um dos tipos de metadados mais úteis é o “BRQ” – Best Representative Query. Para quem não sabe, os BRQs são basicamente um resumo dos principais tópicos da página web e do conteúdo principal da imagem. O processo para geração de BRQs para imagens no Bing também depende de muitas técnicas modernas de deep learning.

A empresa afirma que as técnicas tiveram um impacto real sobre a utilidade e precisão de seu mecanismo de busca. Um exemplo de como a precisão do Bing melhorou pode ser visto nas imagens abaixo comparando os resultados para consultas por {assento de carro para Chevy impala 96} ao longo dos anos:

Continua após a publicidade

Com todas essas melhorias, a Microsoft diz que o Bing Image Search agora oferece uma compreensão semântica mais profunda das consultas do usuário. Os usuários poderão tirar proveito destas melhorias em breve.

Fonte: MSPowerUser, Microsoft
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.