A Google entrou oficialmente para o mercado de games com o lançamento do Stadia, no dia 19 de novembro. Não apenas iniciou no ramo, como trouxe um método totalmente novo de disponibilizar jogos de alto desempenho. A plataforma da gigante de buscas vai funcionar como um streaming de jogos, dispensando consoles e PCs caros. Tudo que será necessário para jogar vai ser: uma tela e acesso a uma boa internet. Para entender melhor como isso vai funcionar, confira o vídeo abaixo que te explicamos em detalhes:
Google compara Stadia Pro com PS Plus e Xbox Live Gold: "...
Usuários terão que comprar games, mas assinatura terá jogos gratuitos e recursos extras
O objetivo da Google é democratizar o acesso a jogos, tornando mais barato e fácil jogar títulos muito famosos no universo gamer. Ele vai funcionar com uma mensalidade, assim como a Netflix e outros streaming, para acesso a um catálogo disponível. No momento há um pacote de assinatura disponível por US$9,99 por mês, que dá acesso a alguns games e recursos extras. Quem comprou na pré-venda o Founders Edition ou Premiere Edition, pagou US$130 e adquiriu o controle Made By Google, um Chromecast e assinatura de três meses.
Para promover o lançamento da plataforma, a Google lançou um trailer onde explica um pouco do funcionamento e também destaca as qualidades do seu serviço. Ele está disponível abaixo:
Google Stadia vai consumir 15GB de internet em 1h de streamin...
Site fez a conta do quanto podem pesar no bolso as diferentes qualidades do serviço
O principal problema que a plataforma apresenta é na visualização. Quanto maior a qualidade da imagem exibida, mais dados de internet é consumido. Para isso, a empresa lançou o seu serviço levando esse problema em consideração e os países escolhidos para o lançamento apresentam uma conexão mais estável, para evitar problemas.
Os games vão poder ser exibidos em até 4K a 60fps, mas isso também significa que esse será o maior consumo de dados. O mínimo necessário para rodar qualquer jogo é uma internet de 10Mbps e a qualidade demonstrada será de 720p. Para dobrar a qualidade, também será necessário dobrar a quantidade de dados usada. O Google Stadia pode consumir entre 4,5 GB e 20 GB de dados a cada hora de jogo, dependendo da qualidade que a imagem estiver rodando.
O Stadia consegue executar os games em qualquer tela, desde smartphones (no momento está disponível apenas para os Pixel), passando por tablets, desktops, notebooks, chegando até televisões usando um Chromecast. Nos primeiros dias de lançamento há algumas restrições na quantidade de dispositivos suportados, mas a Google promete que isso será estabilizado nos próximos meses.
Já está disponível uma vasta lista de games que são suportados pelo Stadia e a promessa é que esse número de títulos aumente ainda mais. Já foi confirmado pelos executivos que a empresa tem interesse em desenvolver jogos próprios para a plataforma no futuro.
O lançamento será para apenas 14 países, sendo eles: EUA, Canadá, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Espanha, Alemanha, Itália, França e Irlanda. O Brasil não deve receber o serviço tão breve. Apesar disso, o Google tem o interesse em levar o serviço para mais países e a expectativa é que o Stadia alcance mais de um bilhão de usuários.
Via: Adrenaline, 9to5google