Huawei P40 e P40 Pro terão lançamento global em 2020 [Rumor]
Créditos: Óscar Gutiérrez/CNET

Huawei P40 e P40 Pro terão lançamento global em 2020 [Rumor]

Eles poderiam ser lançados mesmo com o embargo comercial imposto pelos Estados Unidos

A Huawei lançou os smartphones Mate 30 e Mate 30 Pro em setembro. Estes aparelhos não foram lançados fora da China e não incluem os Google Mobile Services (GMS) por causa do embargo comercial imposto pelos Estados Unidos. Agora parece que a situação pode mudar um pouco, já que de acordo com relatos do The Information, a Huawei está aparentemente se preparando para o lançamento global dos smartphones Huawei P40 e P40 Pro em 2020.

Normalmente os smartphones com Android na China não incluem aplicativos desenvolvidos pelo Google. No entanto, o cenário é bem diferente fora da China, uma vez que todos os dispositivos com Android incluem os GMS.

18/11/2019 às 17:26
Notícia

EUA concedem à Huawei nova licença extendida de 90 dias

É a terceira licença concedida pelo Departamento de Comércio norte-americano

Pela terceira vez o governo norte-americano concedeu uma nova licença temporária de 90 dias para que a Huawei possa realizar seus negócios com as empresas dos EUA, mas com algumas restrições. A empresa ainda não recebeu um sinal verde sobre o fornecimento de seus futuros smartphones Android com GMS.

Outra coisa que a Huawei pode fazer é lançar globalmente o P40 e o P40 Pro com seus próprios Huawei Mobile Services (HMS) como uma alternativa aos GMS. O problema é que os HMS não incluem acesso ao Gmail, Google Photos, Google Drive e outros serviços do Google. A Huawei pode desenvolver seus próprios aplicativos ou pode fechar parcerias com empresas terceiras para criar aplicativos que possam funcionar de forma semelhante aos do Google.

Huawei lançou globalmente o smartphone Honor 9X após o embargo comercial imposto pelos EUA entrar em vigor. O dispositivo inclui os GMS. Isto foi possível porque a empresa basicamente rebatizou o atual Huawei P Smart Z como Honor 9X. O P Smart Z havia sido lançado antes da imposição do embargo comercial.

Quando o Google certifica um dispositivo para suportar o GMS, a licença é anexada ao provedor de serviços e ao número do modelo do dispositivo para uma determinada região. A certificação exige que o dispositivo passe por etapas como Mobile Application Distribution Agreement (MADA), Android Compatibility Test Suite (CTS), Google Mobile Services Test Suite (GTS) e Vendor Test Suite (VTS). O Google está mais interessado em saber se o hardware e o software dos dispositivos atendem aos requisitos dos GMS. Isso significa que os fabricantes de smartphones podem alterar os componentes de hardware que são testados durante o licenciamento para GMS sem notificar o Google. Estes dispositivos também podem ter um design exterior diferente.

Este tipo de estratégia permitiu que a Huawei usasse a licença atribuída ao P Smart Z para o Honor 9X. Assim, a empresa poderia lançar o Honor 9X com uma aparência e especificações diferentes do P Smart Z com GMS. Os dois aparelhos possuem especificações quase idênticas, sendo que a diferença está nas câmeras traseiras do Honor 9X – que são melhores que as do P Smart Z.

A Huawei pode adotar a mesma estratégia para o lançamento global dos smartphones Huawei P40 e P40 Pro. Se o embargo comercial continuar, a empresa chinesa seria capaz de obter licenças GMS para os aparelhos da linha P40. Neste caso ela poderia usar a licença GMS dos smartphones Huawei P30 e P30 Pro para lançar novos aparelhos no mercado global como Huawei P40 e P40 Pro, e com os aplicativos do Google instalados.

Fonte: Gzmochina, The Information
User img

Fabio Rosolen

Imagem não oficial do iPhone 12 vira motivo de piada no Twitter

Imagem não oficial do iPhone 12 vira motivo de piada no Twitter

Suposto vazamento mostra aparelho com quatro câmeras bem protuberantes


Análise: Huawei Y9 Prime 2019 - CÂMERA RETRÁTIL por um PREÇO ACESSÍVEL!

Análise: Huawei Y9 Prime 2019 - CÂMERA RETRÁTIL por um PREÇO ACESSÍVEL!

Aparelho traz um bom balanço entre recursos e preço


Imagens mostram OnePlus 8 Lite, primeiro celular intermediário da marca em 4 anos

Imagens mostram OnePlus 8 Lite, primeiro celular intermediário da marca em 4 anos

Empresa chinesa ainda não confirmou existência do dispositivo


Futuros carregadores para smartphones carregarão 80% da bateria em 60 segundos

Futuros carregadores para smartphones carregarão 80% da bateria em 60 segundos

A pesquisa está sendo realizada na Universidade de Ciência e Tecnologia da China


Rumores apontam o lançamento da próxima geração de SoC da Huawei, o Kirin 1020

Rumores apontam o lançamento da próxima geração de SoC da Huawei, o Kirin 1020

A empresa também pode lançar o Kirin 820 focado nos dispositivos intermediários