Manifestantes chilenos utilizam lasers para derrubar drones de vigilância
Créditos: AP: Assosciated Press

Manifestantes chilenos utilizam lasers para derrubar drones de vigilância

Prática está se tornando comum em protestos ao redor do mundo

As manifestações no Chile continuam fortes, um vídeo compartilhado recentemente mostra manifestantes utilizando lasers para derrubar um drone de vigilância que sobrevoava o grupo de pessoas. Utilizando dezenas de lasers de baixa intensidade, em grande número, foi possível fazer com que a pequena aeronave caísse. É possível reparar no vídeo que o drone até tenta fugir dos raios quando está perdendo altitude, mas acaba caindo.

Existem pelo menos duas situações que podem levar o drone a cair pelo efeito de um laser de baixa intensidade, conforme explica Christopher Williams, CEO de uma empresa anti-drones especializada e contratada para atuar na fronteira entre EUA e México para impedir o tráfico de drogas com drones. A primeira situação, ele conta, é a de que um policial poderia estar utilizando um sistema de visualização em primeira pessoa, quando um laser atingiu a câmera, ele pode ter ficado cego por alguns instantes.

ANAC: Mavic Mini tem mesma legislação
que drones acima de 250g no Brasil - ENTENDA

Já a segunda hipótese está relacionada ao sistema infravermelho do drone que pode receber interferências por causa dos lasers e falhar, levando a um problema nos sistemas de colisão ou forçando um pouso de emergência. Há ainda outras possibilidades discutidas no Reddit, uma delas comenta que os lasers podem ter esquentado o drone a ponto de causar uma falha no sistema.

Com manifestações ocorrendo em diversas partes do mundo, os lasers não são utilizados apenas no Chile como forma de contestação do controle sobre a população, em Hong Kong, manifestantes utilizam lasers para impedir o reconhecimento facial pela tecnologia nas ruas da China. Na contramão do reconhecimento facial, algumas tecnologias surgem para proteger identidades, uma pesquisa financiada pelo Facebook, por exemplo, demonstrou como isso é possível com Deep Fake.

Fonte: The Sun, NextGov

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.