Skyhook pode deixar as viagens espaciais mais rápidas e baratas; Veja como
Créditos: Kurzgesagt/YouTube

Skyhook pode deixar as viagens espaciais mais rápidas e baratas; Veja como

O conceito sugere a possibilidade de fazer a propulsão de naves para outros planetas

O canal do YouTube Kurzgesagt, especializado em conteúdos científicos, compartilhou uma ideia muito simplificada de possíveis viagens para o espaço. O conceito Skyhook mostra a possibilidade de fazer a propulsão de naves para outros planetas. Para isso é necessário apenas um peso e um cabo, que estaria fazendo a rotação na terra e poderia impulsionar as naves de forma muito mais rápida e barata. Você pode conferir toda a explicação no vídeo abaixo:

O principal diferencial desse conceito apresentado é a sua possibilidade de execução. Os materiais cogitados são simples de ser encontrados e fabricados, podendo ser construída de forma muito mais barata do que as soluções que temos hoje. O cabo poderia ser o do material Zylon, que é usado para fins náuticos, com cerca de mil quilômetros de extensão. Ele ficaria com uma espécie de gancho em uma extremidade para fixar as naves e na outra seria o seu peso, que deve ter várias toneladas. 

As partes unidas, ou seja, o sistema por completo, foi apelidadas de 'Tether'.

Esse sistema ficaria rotacionando ao redor da terra, de forma contínua. Dessa forma seria possível fixar naves espaciais na corda e usar a força de rotação para impulsionar em direção ao planeta desejado. Isso permite alcançar uma velocidade muito alta, usando muito menos combustível.

Para que esse sistema funcione de fato, é necessário que algumas adaptações nas construções de naves sejam feitas. A principal delas é em seu tamanho e peso. Hoje elas são muito grandes, o que não permitiria o encaixe nos "ganchos" do Skyhook. Se elas fossem menores, seria possível igualar a velocidade das amarras em toda a atmosfera, chegando a aproximadamente 12.000 km/h. Apesar de parecer uma velocidade difícil de ser atingida, ela já é alcançada hoje pelas naves tradicionais. Para que a decolagem consiga ser feita atualmente, elas precisam atingir quase quatro vezes essa velocidade, cerca de 45.000 km/h.

Alguns dos benefícios seria acelerar o tempo de viagem para chegar a outros planetas, e os usos podem ser variados: desde captar recurso de outros planetas, até passeios comuns, realizando o sonho de viagens espaciais. Segundo a estimativa dos produtores do conceito do Skyhook, o tempo necessário para chegar a Marte poderia ser reduzido de nove meses para entre três e cinco meses.

Continua após a publicidade

O tamanho total dos foguetes podia ser reduzido para até menos de um quarto do que eles tem atualmente. Isso porque a maior parte do espaço é ocupada para estocar combustível, o que seria economizado se as cordas fossem utilizadas. A estimativa de Kurzgesagt é que as naves poderiam reduzir cerca de 84% a 96% do seu tamanho atual.

Via: Tweak Town
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.