Lei Jun, CEO da Xiaomi, havia anunciado no início deste ano que a empresa está planejando lançar pelo menos 10 novos smartphones com conectividade 5G. Hoje, durante um discurso em Guangzhou, China, ele disse que todos os telefones custando acima de US$ 285/€255 em 2020 terão conectividade 5G.
Simplificando o 5G: entenda suas vantagens, tecnologias e o q...
A nova tecnologia tem potencial para ser transformadora, mas temos muitas etapas até chegar lá!
O discurso do executivo foi feito durante a China Mobile Global Partner Conference. Yang Jie, da China Telecom, disse no evento que os planos da operadora envolvem a inclusão de 70 milhões de usuários 5G em 2020 e expandir a aplicação do 5G para mais de 100 indústrias. Outro convidado importante da conferência foi Howard Liang - presidente do Conselho de Administração da Huawei.
O 5G representa próxima geração da internet móvel, sendo a quinta geração da conexão de dados sem fio. As principais vantagens apresentadas pelo sucessor do 4G é a possibilidade de atingir maior largura de banda, menor latência e maior densidade, que significa: mais dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem perder a qualidade do sinal. Ela também promete intensificar a velocidade da internet das coisas e possibilitar avanços de novas tecnologias (como veículos autônomos).
A tecnologia foi apresentada em abril de 2019 e já está disponível para alguns países. A promessa é que ela esteja presente no Brasil entre o final de 2020 e início de 2021 e a TIM já fez algumas demonstrações com parceria da Huawei e a fundação CERTI em algumas cidades brasileiras. As empresas que já estão fornecendo suporte para a tecnologia nos hardwares de alguns de seus dispositivos são: Huawei, ZTE, Nokia, Samsung, e Ericsson.
Atualmente a Xiaomi tem um portfólio bastante modesto de aparelhos com 5G – o relativamente antigo Mi Mix 3 5G, o Mi 9 Pro 5G exclusivo da China e o Mi Mix Alpha, que é praticamente um protótipo e rumores têm sugerindo que foram produzidas apenas 500 unidades dele.
Vimos de perto o 5G da Tim em ação
Velocidades chegam na casa dos 1Gbps nos experimentos da empresa
Ao trazer dispositivos mais baratos com chips 5G, é provável que vejamos a conectividade de última geração chegar com dispositivos como o não-Pro Redmi K30, o eventual Mi 10 SE e até mesmo o Redmi Note 9 Pro.
Uma aposta mais segura seria que os novos modelos da linha Mi 10 e o próximo aparelho para games Black Shark também terão uma opção 5G, bem como apenas 4G para mercados onde a rede ainda não está disponível.