Seu celular Android pode não estar fazendo backup para o Google Drive há meses
Créditos: Google

Seu celular Android pode não estar fazendo backup para o Google Drive há meses

Bug ainda não foi reconhecido pela Google, mas afeta diversos aparelhos de várias marcas

Diversos usuários de celulares Android de diferentes marcas têm relatado um problema no sistema de backups do Google Drive que simplesmente impede que eles sejam realizados há meses. A pior parte do bug é que o aparelho não chega a notificar o usuário, então seu smartphone pode não estar fazendo os backups e você nem está sabendo.

Segundo relatam os usuários afetados, acessando as configurações do celular dá pra ver a tela acima, onde claramente o backup automático aparece ativado, mas o botão "Fazer Backup agora" está apagado, não pode ser usado. Além disso, a lista de backups ativos aparece toda como em estado de espera - "waiting for backup". Assim, nenhum desses dados está sendo salvo na nuvem, como deveriam.

Relatos afirmam que o bug afeta aparelhos Android 9 e 10 de diversas marcas, incluindo Samsung, Motorola, OnePlus, Huawei e os próprios Pixel, da Google.

Infelizmente, a criadora do Android ainda não se pronunciou sobre o problema, nem reconheceu oficialmente que ele existe ainda. E isso pode ser um nítido sinal de que um update consertando o problema pode estar um tanto distante.

12/11/2019 às 21:59
Notícia

Projeto Nightingale do Google coleta dados médicos de milhões...

Entre os dados coletados estão resultados de exame e registros hospitalares

Se você foi afetado pelo bug, há uma "gambiarra" que pode ser feita enquanto o problema não é oficialmente resolvido pela Google. Aparentemente, o bug acontece por causa de alguma incompatibilidade com o sistema de segurança do smartphone. Usuários relatam que se você desativar o travamento da tela - removendo o PIN, padrão de desenho, impressão digital, etc - o backup volta a funcionar. Então a dica é desativar a configuração de segurança, ir na tela de backup e mandar o aparelho fazer o backup na hora, o botão deve voltar a funcionar. Depois do backup ser finalizado, não esquecer de reativar o travamento da tela e sua opção de segurança.

Basicamente é um processo mais complicado de seguir fazendo com o backup manual. Fica então a expectativa de quando a Google vai se pronunciar sobre o problema.

Fonte: Android Police
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.