ASUS e Google trabalham em mini-PCs com foco em inteligência artificial
Créditos: ASUS

ASUS e Google trabalham em mini-PCs com foco em inteligência artificial

Tinker Edge T e Tinker Edge R serão apresentados no dia 20 em evento no Japão

A ASUS Japan anunciou nesta semana que apresentará dois novos Tinker Boards durante o evento ET & IoT Technology 2019 que será realizado no dia 20 de novembro em Yokohama, no Japão.

24/06/2019 às 10:23
Notícia

Raspberry Pi 4 chega com nova CPU, suporte para 4K e até 4 GB...

Produto está disponível por preços a partir de US$ 35

De acordo com a ASUS, Tinker Board é um computador de placa única (Single Board Computer ou SBC) com formato pequeno que oferece bom desempenho e excelente compatibilidade mecânica - pense nele como a alternativa da ASUS ao Raspberry Pi.

Durante o evento no Japão a empresa apresentará as novas placas Tinker Edge T e Tinker Edge R, que foram criadas com foco em inteligência artificial e IoT.

ASUS Tinker Edge T
O mini-PC Tinker Edge T da ASUS mede 85 x 56 mm, tamanho próximo ao de um cartão de crédito e utiliza o SoC NXP i.MX 8M, que é composto por quatro núcleos Cortex-A53 com clock de até 1.5GHz e um núcleo Cortex-M4F. 

Este modelo também traz o chip gráfico Vivante GC7000 Lite e o chip Coral Edge, que é a unidade de processamento de tensores (TPU) do Google.

ASUS Tinker Edge R
O mini-PC Tinker Edge R mede 100 x 72 mm, vem equipado com o SoC Rockchip RK3399 Pro, que possui um design “três-em-um”. O chip combina o Cortex-A72 dual-core com clock de até 1.8GHz, o Cortex-A53 quad-core com clock de até 1.4GHz e a GPU quad-core Mali-T860 com clock de até 800MHz. Ele também vem equipado com um chip de processamento neural (NPU). Os dois modelos utilizam um sistema de refrigeração com uma pequena ventoinha.

Continua após a publicidade

O anúncio da ASUS afirma que os mini-PCs Tinker Edge R e Tinker Edge T são compatíveis com Debian e Android. É possível que o suporte para outras distribuições do Linux e para sistemas operacionais como o Windows 10 IoT Core e o FreeRTOS seja implementado no futuro.

A empresa ainda não anuncio os preços e nem quando os novos mini-PCs estarão disponíveis.

Fonte: Tom's Hardware
User img

Fabio Rosolen

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.