ASUS e Google trabalham em mini-PCs com foco em inteligência artificial
Créditos: ASUS

ASUS e Google trabalham em mini-PCs com foco em inteligência artificial

Tinker Edge T e Tinker Edge R serão apresentados no dia 20 em evento no Japão

A ASUS Japan anunciou nesta semana que apresentará dois novos Tinker Boards durante o evento ET & IoT Technology 2019 que será realizado no dia 20 de novembro em Yokohama, no Japão.

24/06/2019 às 10:23
Notícia

Raspberry Pi 4 chega com nova CPU, suporte para 4K e até 4 GB...

Produto está disponível por preços a partir de US$ 35

De acordo com a ASUS, Tinker Board é um computador de placa única (Single Board Computer ou SBC) com formato pequeno que oferece bom desempenho e excelente compatibilidade mecânica - pense nele como a alternativa da ASUS ao Raspberry Pi.

Durante o evento no Japão a empresa apresentará as novas placas Tinker Edge T e Tinker Edge R, que foram criadas com foco em inteligência artificial e IoT.

ASUS Tinker Edge T
O mini-PC Tinker Edge T da ASUS mede 85 x 56 mm, tamanho próximo ao de um cartão de crédito e utiliza o SoC NXP i.MX 8M, que é composto por quatro núcleos Cortex-A53 com clock de até 1.5GHz e um núcleo Cortex-M4F. 

Este modelo também traz o chip gráfico Vivante GC7000 Lite e o chip Coral Edge, que é a unidade de processamento de tensores (TPU) do Google.

ASUS Tinker Edge R
O mini-PC Tinker Edge R mede 100 x 72 mm, vem equipado com o SoC Rockchip RK3399 Pro, que possui um design “três-em-um”. O chip combina o Cortex-A72 dual-core com clock de até 1.8GHz, o Cortex-A53 quad-core com clock de até 1.4GHz e a GPU quad-core Mali-T860 com clock de até 800MHz. Ele também vem equipado com um chip de processamento neural (NPU). Os dois modelos utilizam um sistema de refrigeração com uma pequena ventoinha.

O anúncio da ASUS afirma que os mini-PCs Tinker Edge R e Tinker Edge T são compatíveis com Debian e Android. É possível que o suporte para outras distribuições do Linux e para sistemas operacionais como o Windows 10 IoT Core e o FreeRTOS seja implementado no futuro.

Continua após a publicidade

A empresa ainda não anuncio os preços e nem quando os novos mini-PCs estarão disponíveis.

Fonte: Tom's Hardware
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.