Brasil pode aumentar o PIB em até 7,1% ao ano com IA, indica pesquisa
Créditos: Commercial Integrator

Brasil pode aumentar o PIB em até 7,1% ao ano com IA, indica pesquisa

Estudo aponta que a inteligência artificial pode dinamizar e aumentar a eficiência da economia brasileira

A Microsoft realizou a segunda edição do AI + Tour em São Paulo, evento que percorre oito países da América Latina, incluindo o Brasil, para apresentar o potencial da Inteligência Artificial (IA) no futuro dos negócios e da sociedade. Durante o evento foi divulgada a pesquisa “O impacto da IA no mercado de trabalho”, realizada pela consultoria americana DuckerFrontier a pedido da Microsoft. O estudo analisa os impactos que a IA pode trazer ao Brasil, até 2030, na economia, sociedade e mercado de trabalho em cenários de mínimo e máximo benefício da adoção de IA.

As simulações, que consideram as áreas de serviços públicos, prestação de serviços corporativos, comércio varejista, atacadista, hotelaria e alimentação, construção, manufatura, mineração, água e energia, e agricultura e pesca, mostram que a adoção máxima de IA no país pode aumentar a taxa composta anual de crescimento (CAGR) do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,1% ao ano até 2030, considerando um cenário de máximo impacto pelos benefícios da IA. Esse é um aumento superior à projeção de 2,9% de crescimento do PIB feita pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no mesmo período.

21/10/2019 às 15:15
Notícia

Pesquisa indica que 78% dos brasileiros confiam mais em robôs...

De acordo com o estudo, a inteligência artificial está mudando o relacionamento entre pessoas e tecno...

Com uma apresentação sobre como a evolução da IA  vai modificar a sociedade em que vivemos, Tim O’Brien, diretor geral de programas de IA da Microsoft, ressaltou a importância de desenvolver essa tecnologia de forma transparente, ética e responsável. Segundo ele, a IA tem potencial para nos ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo.

IA e mercado de trabalho

O estudo conduzido pela DuckerFrontier também trouxe uma análise específica sobre o impacto da IA no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, no cenário ideal, as empresas no país fariam um investimento maior na incorporação de IA, permitindo a criação de novos produtos e serviços. Neste contexto, o setor de serviços corporativos seria o mais beneficiado, com 26 milhões de empregos novos criados. Teria um aumento de 103% em postos de trabalho até 2030 em comparação com as estimativas base feitas pelo Banco Mundial e o FMI.

Outro ponto destacado pelo estudo introduzir IA no mercado de trabalho não resulta em demissões ou perda de postos de trabalho, isso porque as empresas podem alocar novas tarefas a seus empregados ou até reduzir a carga horária deles. Também neste cenário de benefício máximo de IA, haverá uma grande demanda por mão de obra altamente qualificada, que beneficiaria a todos os setores da economia, totalizando uma demanda adicional de 17,7 milhões de empregos para esse perfil profissional (+50% de crescimento em emprego de alta qualificação em relação aos prognósticos atuais). As vagas com maior demanda serão concentradas entre profissionais liberais, técnicos de nível médio, e gerentes. Neste cenário, a participação total de empregos de alta qualificação aumentaria de 34% para 54% do emprego total do país.

Inteligência artificial ajuda a identificar
hemorragias cerebrais com precisão

Segundo a presidente da Microsoft Brasil, adotar inteligência artificial no Brasil é uma oportunidade única de dinamizar a economia brasileira, ela acredita que a tecnologia tem o poder de transformar a economia e endereçar os grandes problemas da atualidade.

A DuckerFrontier, responsável pela pesquisa, explica que para analisar se o Brasil está preparado para alcançar os potenciais benefícios trazidos pela IA, elaborou o Índice de Preparação para a IA (AI Readiness Index), um indicador que cruza as variáveis de desenvolvimento e disseminação da IA e une todos os fatores relacionados à sua implementação. Na análise, foram considerados sete países da América Latina: Brasil, México, Chile, Colômbia, Peru, Argentina e Costa Rica.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Google ajuda Janelia Research Campus em novo marco no mapeamento de neurônios

Google ajuda Janelia Research Campus em novo marco no mapeamento de neurônios

Modelo com 25.000 neurônios de uma mosca é o maior e mais completo já feito


Amazon entra na justiça para pausar negociações do acordo JEDI com a Microsoft

Amazon entra na justiça para pausar negociações do acordo JEDI com a Microsoft

A empresa afirma que a escolha foi baseada em interferência política e favoritismo


Samsung promove testes para lançar Bixby em português do Brasil

Samsung promove testes para lançar Bixby em português do Brasil

Assistente virtual já está disponível no idioma em versão beta para donos do Galaxy S10


Microsoft expõe registros de suporte de 250 milhões de clientes por acidente

Microsoft expõe registros de suporte de 250 milhões de clientes por acidente

Erros de base de dados deixaram dados expostos a qualquer um com um navegador


Mercado de computadores teve primeiro crescimento anual completo em 8 anos

Mercado de computadores teve primeiro crescimento anual completo em 8 anos

Lenovo, HP e Dell somaram dois terços dos 268,1 milhões de envios feitos em 2019