Computador quântico da Google consegue feito incrível, mas não é
Créditos: ExtremeTech

Computador quântico da Google consegue feito incrível, mas não é "supremacia quântica"

Entenda porque empresa "queimou a largada" ao anunciar o feito de seu supercomputador Sycamore

Recentemente, Sycamore, supercomputador quântico da Google, foi capaz de realizar uma conta considerada impossível de ser resolvida por um sistema usando a tecnologia clássica de computação. Por isso, a empresa correu para anunciar a todos que conseguiu atingir a almejada "Supremacia Quântica", mas cientistas contestam o feito e afirmam que não é bem esse o caso.

23/10/2019 às 16:23
Notícia

Computador quântico da Google supera supercomputadores clássi...

Empresa passou mais de 10 anos trabalhando na tecnologia

Para entender melhor o caso, é necessário explicar alguns conceitos, nem que seja de maneira simplificada. Para começar, a computação quântica ainda está em desenvolvimento e é considerada por muitos o futuro da computação. Colocando em termos bem resumidos, computadores quânticos são capazes de realizar contas gigantes ao considerarem variáveis ao mesmo tempo, não uma de cada vez. A informação pode ser mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Se parece complexo, é porque é. Ainda estamos um tanto distantes de usar a tecnologia na prática, e daí vem o termo "Supremacia Quântica", momento em que os computadores quânticos vão conseguir realizar tarefas que um supercomputador tradicional não conseguiria.

O Sycamore, da Google, de fato conseguiu realizar uma operação que levaria 10.000 anos para um supercomputador "normal" fazer, o que ocasionou na declaração da empresa de ser a primeira a atingir a tal supremacia. Mas, como Elizabeth Gibney explica no vídeo abaixo, algumas ressalvas precisam ser feitas nessa declaração.

O caso é que o Sycamore conseguiu realizar uma operação que foi imaginada especialmente para que o sistema conseguisse realizá-la. Ela não é exatamente útil e parece ter sido desenhada justamente para poder declarar a supremacia quântica.

Dario Gil, chefe de pesquisa na IBM, fez exatamente a mesma contestação, declarando que a supremacia só poderá ser declarada quando um computador quântico for capaz de resolver operações úteis, que mostrem o potencial desses computadores sendo usados no futuro.

Ainda assim, o Sycamore foi capaz de resolver uma operação que levaria mais de 10.000 anos para ser resolvida na computação atual, então o grande feito da Google ainda merece seu destaque e mostra que a computação quântica não para de avançar.

Fonte: TweakTown
User img

João Gabriel Nogueira

Google Nest Mini é lançado no Brasil custando R$ 349

Google Nest Mini é lançado no Brasil custando R$ 349

Caixa de som inteligente conta com auxilio do Google Assistente para realizar diversas ações e controlar outros aparelhos da casa


Supercomputador leva um ano para simular a criação de uma galáxia

Supercomputador leva um ano para simular a criação de uma galáxia

Chamada de Hazel Hen, a máquina utilizou 16 mil núcleos de processamento para a simulação


Google Maps permite que você gerencie seu perfil a partir do app para Android

Google Maps permite que você gerencie seu perfil a partir do app para Android

Você não precisa acessar o site para editar seu perfil público


YouTube pode apagar contas de usuários que não forem comercialmente viáveis

YouTube pode apagar contas de usuários que não forem comercialmente viáveis

Mudanças nos termos de serviço entrarão em vigor no dia 10 de dezembro


App do Google Stadia já está disponível na Play Store do Android

App do Google Stadia já está disponível na Play Store do Android

Usuários de smartphones Pixel e tablets com Chrome OS já podem ser preparar para o lançamento