DJI se posiciona sobre enquadramento do drone Mavic Mini no Brasil

DJI se posiciona sobre enquadramento do drone Mavic Mini no Brasil

No Brasil, o que vale é o "peso de decolagem máximo" e não "peso de decolagem"

Logo após o anúncio do Mavic Mini, que aconteceu semana passada no dia 30 de outubro, um fato em relação à legislação para uso de drones no Brasil (que passou despercebido por todos) veio à tona. Um dos grandes e talvez maior destaque desse drone é seu peso de decolagem - apenas 249 gramas. Considerando todos seus diferenciais - porte pequeno, alta qualidade de construção, autonomia de voo de 30 minutos, câmera com suporte a vídeos em resolução 2.7K e alcance de controle de até 4km - ser tratado de forma diferente e facilitada ajudaria e muito a popularização dele por aqui, da mesma forma como certamente vai ocorrer em cenário mundial. Mas, é aí que um detalhe nas leis do Brasil.

01/11/2019 às 10:25
Notícia

ANAC: Mavic Mini tem mesma legislação que drones acima de 250...

A "regra" que vale por aqui é o Peso Máximo de Decolagem que ele suporta

Como já explicamos, a legislação brasileira considera o Peso Máximo de Decolagem (PMD) que a aeronave não tripulada possui. Explicando de uma forma simples: o Mavic Mini pronto para voar, leia-se drone ligado esperando o comando de decolagem, tem 249 gramas incluindo a bateria, as hélices e o cartão microSD. Porém, ele consegue voar com uma carga superior a esse peso - isso porque suporta outros acessórios, como protetores de hélices. Essa questão faz com que o peso seja naturalmente superior a 250 gramas, e é esse o valor considerado pela nossa legislação.

Entramos em contato com a DJI recentemente para saber qual a posição da empresa sobre o fato do Mavic Mini, segue abaixo o posicionamento da empresa no país:

O Mavic Mini é o primeiro drone da DJI a pesar 249 gramas pronto para decolagem, incluindo acessórios como cartão de memória, hélices e baterias. Essa categoria é considerada segura por reguladores da aviação em vários locais do mundo. É importante lembrar que a adição de outros acessórios  é de responsabilidade do usuário e pode fazer com que o peso do drone ultrapasse os 250 gramas. A DJI reforça que seus consumidores devem sempre se informar sobre as leis e regulamentações do seu país antes de voar. A empresa ressalta ainda que pilotos entusiastas da marca estejam sempre de acordo com as boas práticas de voo.” - DJI

Independente do posicionamento da DJI sobre a situação, ela não tem muito o que fazer, já que se trata de nossa legislação e o Mavic Mini pode ser "tratado" da mesma forma que um drone normal com peso superior a 250 gramas por aqui. Na prática, isso quer dizer maior burocracia de voo e maior taxação para homologação, que certamente vai se refletir em preços mais altos para o consumidor comparando com um drone de "peso de decolagem máximo" abaixo de 250 gramas. Vale ressaltar que o DECEA ainda não se pronunciou oficialmente a respeito.

Anac vai rever regras para uso de drones no Brasil

Esse é um ponto bem polêmico, porque trata da questão de segurança. É bom lembrar que em países onde os drones são bem mais populares, como nos EUA, a legislação considera o "peso de decolagem", e o Mavic Mini fica abaixo de 250 gramas. Outro ponto interessante é que a Anac abriu um processo de tomada de subsídios para quem quiser contribuir para a atualização da legislação de drones no Brasil.

Estaremos no evento de lançamento do Mavic Mini no Brasil dia 13 de novembro

No dia 13 de novembro, estaremos em São Paulo no lançamento oficial do drone no Brasil, dia que também será anunciado o preço dele por aqui. Considerando que nos EUA o preço é de $399 dólares para a versão padrão e $499 para a versão no kit Fly More.

Vai fazer sucesso por aqui? Certamente, independente de como ele será enquadrado, o preço deve ficar abaixo do Mavic Air, mesmo com uma câmera um pouco inferior, traz alguns avanços importantes, especialmente o tempo de voo e tamanho.

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A "regra" que vale por aqui é o Peso Máximo de Decolagem que ele suporta