Como criar uma mídia de instalação do Windows 10 usando o utilitário Rufus

Como criar uma mídia de instalação do Windows 10 usando o utilitário Rufus

Mídia de instalação pode ser um pendrive inicializável ou uma ISO

O utilitário Rufus permite a criação de uma mídia de instalação do Windows 10 baixando os arquivos necessários diretamente a partir dos servidores da Microsoft, o que garante sua integridade. Uma vantagem deste utilitário em comparação com a ferramenta de criação de mídia da Microsoft, é que o Rufus permite o download de diferentes versões do Windows 10 e não apenas da mais recente, útil para casos como por exemplo de um PC com processador um pouco mais antigo, que não suporta as versões mais recentes.

A mídia de instalação possibilita que usuários atualizem para uma versão nova do sistema operacional ou façam uma instalação limpa. Neste pequeno tutorial, mostraremos como criar uma mídia de instalação com o Rufus usando um pendrive.

Antes de começar, faça o download da versão mais recente do Rufus clicando aqui. Atualmente a versão mais recente é a 3.8.

Depois de fazer o download do Rufus, conecte o pendrive ao computador e execute o utilitário. O pendrive deve ter 8GB ou mais de espaço livre.

Com o utilitário aberto, clique no menu destacado e clique em BAIXAR:



Selecione Windows 10 no menu abaixo e clique em Continuar:



Agora você deverá selecionar a versão específica do Windows 10, a edição, o idioma e a arquitetura do sistema operacional (x86 ou x64) antes de prosseguir. A versão mais recente oferecida na lista é a 19H1 Build 18362.356, que inclui as atualizações lançadas pela Microsoft em setembro de 2019:
 

Com as opções desejadas selecionadas, clique em Baixar e o Rufus pedirá que você defina o local onde os arquivos serão salvos: 



Com o local definido, o processo de download terá início automaticamente. Ele pode ser mais demorado dependo da velocidade da sua conexão:

Continua após a publicidade

Com o download concluído, você deverá alterar os campos Esquema de partição e Sistema de destino de acordo com sua necessidade – PC com UEFI ou com BIOS tradicional. No caso de computadores com UEFI, selecione GPT no campo Esquema de partição e o Rufus definirá automaticamente a opção UEFI (não CSM) no campo Sistema de destino:



Já se seu PC fizer uso de BIOS tradicional(computadores mais antigos), selecione MBR no campo Esquema de partição e a opção BIOS (ou UEFI-CSM) será definida automaticamente:

Com as opções selecionadas, agora é só clicar em INICIAR e aguardar até que o processo de criação da mídia de instalação seja concluído:

Agora você pode fechar o Rufus e usar o pendrive para instalar o Windows 10 iniciando o computador a partir dele ou clicando no arquivo de instalação a partir do Explorador de Arquivos:

User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.