Vivo confirma vazamento de dados que pode ter afetado até 24 milhões de usuários
Créditos: Vivo/Reprodução

Vivo confirma vazamento de dados que pode ter afetado até 24 milhões de usuários

Empresa não revelou número de vítimas oficialmente

A operadora brasileira Vivo confirmou que os dados de milhões de usuários ficaram expostos graças a uma falha de segurança na plataforma online Meu Vivo. A denúncia foi feita pelos pesquisadores do grupo WhiteHat Brasil, que divulgaram a vulnerabilidade primeiro para o Olhar Digital.

De acordo com os especialistas, os dados podiam ser coletados uma técnica que não é tão complexa chamada "raspagem de dados". Utilizando um software especial, um hacker poderia acessar informações dos clientes por meio do código do site da Vivo, que é utilizado para gerenciar serviços dos consumidores da empresa.


(Imagem: Olhar Digital/Reprodução)

Como mostrado na imagem acima, a vulnerabilidade permitia acessar informações como nome completo, endereço, data de nascimento, RG, CPF, e-mail, número do telefone e nome da mãe do usuário. 

01/11/2019 às 10:36
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A vulnerabilidade foi encontrada há duas semanas e, segundo o grupo WhiteHat Brasil, cerca de 24 milhões de usuários podem ter sido afetados pelo problema que deixou dados expostos. A Vivo disse que já neutralizou a falha e não confirmou quantas pessoas foram afetadas pelo problema. Em um comunicado, a empresa só declarou que o número de vítimas possivelmente impactadas é "consideravelmente menor" do que as estimativas divulgadas na mídia.

Abaixo, você pode conferir o posicionamento completo da Vivo enviado ao Olhar Digital:

"A Vivo informa que, na noite de ontem, em pouco menos de três horas, a empresa identificou e neutralizou uma vulnerabilidade no acesso ao portal de serviços Meu Vivo, com o objetivo de garantir privacidade e a segurança das informações de seus clientes. A empresa informa ainda que o número de clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada.

A Vivo lamenta o ocorrido e ressalta que revisa constantemente suas políticas e procedimentos de segurança, na busca permanente pelos mais rígidos controles nos acessos aos dados dos seus clientes e no combate a práticas que possam ameaçar a sua privacidade. A empresa reitera que respeita a privacidade e a transparência na relação com os seus clientes".

Via: Olhar Digital

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