Vivo confirma vazamento de dados que pode ter afetado até 24 milhões de usuários
Créditos: Vivo/Reprodução

Vivo confirma vazamento de dados que pode ter afetado até 24 milhões de usuários

Empresa não revelou número de vítimas oficialmente

A operadora brasileira Vivo confirmou que os dados de milhões de usuários ficaram expostos graças a uma falha de segurança na plataforma online Meu Vivo. A denúncia foi feita pelos pesquisadores do grupo WhiteHat Brasil, que divulgaram a vulnerabilidade primeiro para o Olhar Digital.

De acordo com os especialistas, os dados podiam ser coletados uma técnica que não é tão complexa chamada "raspagem de dados". Utilizando um software especial, um hacker poderia acessar informações dos clientes por meio do código do site da Vivo, que é utilizado para gerenciar serviços dos consumidores da empresa.


(Imagem: Olhar Digital/Reprodução)

Como mostrado na imagem acima, a vulnerabilidade permitia acessar informações como nome completo, endereço, data de nascimento, RG, CPF, e-mail, número do telefone e nome da mãe do usuário. 

01/11/2019 às 10:36
Notícia

Tencent demonstra aplicativo que copia impressão digital deix...

Hackers podem criar uma versão física de digitais com um "kit de desbloqueio" de aproximadamente U$140

A vulnerabilidade foi encontrada há duas semanas e, segundo o grupo WhiteHat Brasil, cerca de 24 milhões de usuários podem ter sido afetados pelo problema que deixou dados expostos. A Vivo disse que já neutralizou a falha e não confirmou quantas pessoas foram afetadas pelo problema. Em um comunicado, a empresa só declarou que o número de vítimas possivelmente impactadas é "consideravelmente menor" do que as estimativas divulgadas na mídia.

Abaixo, você pode conferir o posicionamento completo da Vivo enviado ao Olhar Digital:

"A Vivo informa que, na noite de ontem, em pouco menos de três horas, a empresa identificou e neutralizou uma vulnerabilidade no acesso ao portal de serviços Meu Vivo, com o objetivo de garantir privacidade e a segurança das informações de seus clientes. A empresa informa ainda que o número de clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada.

A Vivo lamenta o ocorrido e ressalta que revisa constantemente suas políticas e procedimentos de segurança, na busca permanente pelos mais rígidos controles nos acessos aos dados dos seus clientes e no combate a práticas que possam ameaçar a sua privacidade. A empresa reitera que respeita a privacidade e a transparência na relação com os seus clientes".

Via: Olhar Digital

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Xiaomi Mi 10

Xiaomi Mi 10

Confira a ficha técnica


iPhone 11 atinge 109 pontos nos testes de câmera do DxOMark

iPhone 11 atinge 109 pontos nos testes de câmera do DxOMark

Celular da Apple conseguiu 112 pontos para foto e 101 para vídeo


Site Cadastro Pré permite verificar linhas de telefonia móvel ativas com o CPF

Site Cadastro Pré permite verificar linhas de telefonia móvel ativas com o CPF

Com isso será possível ver se seu CPF está sendo usado por terceiros para ativação de novas linhas


Motorola Razr agora tem uma nova data de lançamento: dia 6 de fevereiro

Motorola Razr agora tem uma nova data de lançamento: dia 6 de fevereiro

Depois de ser adiado, celular dobrável chega às prateleiras pela Verizon no mês que vem


Pocophone F2 é confirmado oficialmente pelo Twitter da Poco

Pocophone F2 é confirmado oficialmente pelo Twitter da Poco

Lançado há quase dois anos, Pocophone F1 foi um dos primeiros a desafiar a OnePlus