Air France faz o primeiro voo do mundo com tecnologia Li-Fi
Créditos: Simple Flying

Air France faz o primeiro voo do mundo com tecnologia Li-Fi

A viagem contou com a final do campeonato de e-sports: Air France Trackmania Cup

A Air France fez o primeiro voo usando a tecnologia Li-Fi, que é um método de transmissão de dados que utiliza a luz e consegue alcançar velocidades até 100 vezes maiores que o Wi-Fi. Nessa viagem aconteceu a final do Air France Trackmania Cup, que é um campeonato de e-sports desenvolvido pela Ubisoft, que tem a linha aérea como patrocinadora oficial.

O Li-Fi já foi anunciado há muitos anos, mas a sua utilidade ainda não se popularizou e é restrita para algumas situações específicas. A sigla é de Light Fidelity, como já falado, ela usa a luz para a transmissão de informações. As principais vantagens apresentadas pela tecnologia usada pela Latécoère (desenvolvedora do Lo-Fi usado pela empresa aérea) é que ela apresenta troca de dados multimídia estável, com velocidade alta e baixa latência, além de reduzir o peso total da aeronave e também fazer economias de combustíveis. Para entender melhor sobre a tecnologia, veja o vídeo abaixo:

A Air France e a Latécoère  estão estudando a forma como essa tecnologia vai poder começar a ser utilizada e certificada em voos comerciais. Isso poderia fazer com que a linha aérea economizasse em combustível, se alinhando ainda mais a proposta de redução de emissão de gás carbônico que ela se propôs. 

Os finalistas do campeonato Air France Trackmania Cup, que estiveram no voo de lançamento, tiveram acesso a uma edição personalizado do jogo de corrida Trackmania Stadium. O vencedor ganhou diversos produtos Razer, incluindo os fones de ouvido Bluetooth Hammerhead, além de duas passagens de Paris para Montreal para uma visita na sede da Ubisoft Studios. 

Via: Adrenaline
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.