Estudo revela que pilotos de avião não enxergam drones em 70% dos casos
Créditos: Técnico Lisboa

Estudo revela que pilotos de avião não enxergam drones em 70% dos casos

Pesquisadores dizem que isso representa um "perigo real e presente" à segurança das pessoas

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no Jornal Internacional de Aviação, Aeronáutica e Aeroespacial (IJAAA) concluiu que pilotos de avião, por exemplo, não conseguem ver a aproximação de um drone em 70% das vezes. De acordo com os resultados, as naves não são identificadas no espaço aéreo, e menos ainda quando estão imóveis acima do solo.

31/10/2019 às 10:13
Notícia

Departamento do Interior dos EUA está tirando 800 drones chin...

Medida foi tomada como precaução contra espionagem e ataques cibernéticos

Durante os experimentos, 10 pilotos especializados e certificados foram testados 40 vezes. Na maioria dos casos (28), eles não viram um tipo comum de drone quadricóptero se aproximando. E a tarefa ficou ainda mais complicada quando as naves não tripuladas estavam paradas - os pilotos as viram em apenas 3 de 22  tentativas.

"A situação é muito mais perigosa quando as duas aeronaves estão em movimento. Nossos olhos estão sintonizados com o movimento. Quando um drone não está em movimento, ele se torna parte do plano de fundo." - Matt Vance, co-autor do estudo e especialista em aviação da Universidade Estadual de Oklahoma.

As poucas tentativas bem sucedidas aconteceram entre 213 e 2.324 pés de altura (de 65 a 708 metros). Isso daria cerca de 21 segundos para um piloto evitar a colisão - na melhor das hipóteses.

"Isso pode ser tempo suficiente se o drone estiver pairando em um ponto, mas não o suficiente se estiver em voo, em direção à aeronave." - Matt Vance.

Os especialistas em aviação dos Estados Unidos alertam que esses resultados representam um "perigo real e presente" à segurança das pessoas. As estatísticas de avistamento de drones aumentam ano após ano - e o que os pilotos realmente relatam muito provavelmente é uma pequena parte dos casos.

“Encontros perigosos entre aeronaves e drones estão se tornando um problema cada vez mais comum." - Ryan Wallace, co-autor do estudo e pesquisador da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle.

Continua após a publicidade

25/05/2019 às 17:10
Artigo

Veja o que é necessário por lei ao decolar um drone no Brasil

Muitos não sabem que para decolar grande parte dos drones é necessário alguns procedimentos

Atualmente, não existe um método 100% confiável para rastrear voos com drones nos Estados Unidos. Os pesquisadores planejam montar uma nave com um dispositivo eletrônico que usa tecnologia de vigilância para rastrear outros drones e avaliar se isso ajuda os pilotos a identificar e evitar uma colisão.

Via: Dailymail
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.