Um novo estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no Jornal Internacional de Aviação, Aeronáutica e Aeroespacial (IJAAA) concluiu que pilotos de avião, por exemplo, não conseguem ver a aproximação de um drone em 70% das vezes. De acordo com os resultados, as naves não são identificadas no espaço aéreo, e menos ainda quando estão imóveis acima do solo.
Departamento do Interior dos EUA está tirando 800 drones chin...
Medida foi tomada como precaução contra espionagem e ataques cibernéticos
Durante os experimentos, 10 pilotos especializados e certificados foram testados 40 vezes. Na maioria dos casos (28), eles não viram um tipo comum de drone quadricóptero se aproximando. E a tarefa ficou ainda mais complicada quando as naves não tripuladas estavam paradas - os pilotos as viram em apenas 3 de 22 tentativas.
"A situação é muito mais perigosa quando as duas aeronaves estão em movimento. Nossos olhos estão sintonizados com o movimento. Quando um drone não está em movimento, ele se torna parte do plano de fundo." - Matt Vance, co-autor do estudo e especialista em aviação da Universidade Estadual de Oklahoma.
As poucas tentativas bem sucedidas aconteceram entre 213 e 2.324 pés de altura (de 65 a 708 metros). Isso daria cerca de 21 segundos para um piloto evitar a colisão - na melhor das hipóteses.
"Isso pode ser tempo suficiente se o drone estiver pairando em um ponto, mas não o suficiente se estiver em voo, em direção à aeronave." - Matt Vance.
Os especialistas em aviação dos Estados Unidos alertam que esses resultados representam um "perigo real e presente" à segurança das pessoas. As estatísticas de avistamento de drones aumentam ano após ano - e o que os pilotos realmente relatam muito provavelmente é uma pequena parte dos casos.
“Encontros perigosos entre aeronaves e drones estão se tornando um problema cada vez mais comum." - Ryan Wallace, co-autor do estudo e pesquisador da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle.
Veja o que é necessário por lei ao decolar um drone no Brasil
Muitos não sabem que para decolar grande parte dos drones é necessário alguns procedimentos
Atualmente, não existe um método 100% confiável para rastrear voos com drones nos Estados Unidos. Os pesquisadores planejam montar uma nave com um dispositivo eletrônico que usa tecnologia de vigilância para rastrear outros drones e avaliar se isso ajuda os pilotos a identificar e evitar uma colisão.
Via: Dailymail