Samsung confirma fim do desenvolvimento de CPUs próprias
Créditos: Computer Base

Samsung confirma fim do desenvolvimento de CPUs próprias

Próximos Exynos serão equipados com CPUs desenvolvidos pela ARM

Samsung confirmou que está encerrando sua divisão que desenvolvia núcleos de processamento próprios, fechando o departamento de desenvolvimento em Austin, Texas. Essa decisão resultou na demissão de quase 300 funcionários e confirma o fim do investimento da sul-coreana em tecnologias de núcleos de processamento, como o Mongoose M4 que equipa os processadores Exynos 9825. A medida está sendo implementada aos poucos, mas a fabricante deseja encerrar os serviços até o dia 31 de dezembro de 2019.

Os executivos informaram que a decisão visa tornar os chipsets Exynos mais competitivos no mercado. Assim, a empresa fará o desenvolvimento de forma parecida com que a Huawei já faz com os processadores Kirin, próprios dos seus aparelhos. Michele Glaze, que é porta-voz da Samsung Austin, informou que a unidade de fabricação da empresa, que tem quase 3.000 funcionários, não será afetada pelas demissões.

Glaze também fala que todos os colaboradores que estão sendo, ou serão demitidos, foram tratados com respeito e tiveram o devido aviso prévio sobre as decisões da empresa. Ela também lamentou que essas pessoas estejam perdendo os seus empregos, mas que a Samsung se preocupou em fazer a transição da melhor forma. 

Os chips Exynos geralmente possuem um desempenho inferior, comparado com os dispositivos que são equipados com a tecnologia Snapdragon da Qualcomm. Geralmente a Samsung lança dois tipos de especificações em seus aparelhos: para a China, Japão e EUA há versões com o Snapdragon, mas para os demais países a empresa entrega smartphones com Exynos. Para entender melhor sobre as diferenças sobre esses dois tipos de processadores, veja o vídeo abaixo:

Uma das principais diferenças que devem ser levadas em consideração, que não é mencionada no vídeo, é a tecnologia 5G. A Qualcomm está a frente no desenvolvimento dessa conexão e a Samsung está optando por fazer modelos separados para os seus smartphones. Um exemplo é o Galaxy S10 e S10+, há uma versão "separada" com 5G, o Galaxy S10 5G e S10+ 5G, que tem melhor desempenho em diversos aspectos, até mesmo na qualidade das fotos. Em setembro a Samsung anunciou o Exynos 980, seu primeiro chip com conectividade 5G integrada.

24/10/2019 às 08:47
Notícia

Exynos 990: Samsung divulga especificações de seu novo proces...

Chip precisa trabalhar com o modem Exynos 5123 para oferecer tecnologia de rede 5G

Vale lembrar que a Samsung estar encerrando o desenvolvimento de CPUs personalizadas, não significa que a empresa está parando de desenvolver seus chips Exynos. A diferença é que a empresa irá utilizar os núcleos da CPU que são desenvolvidos pela ARM. Isso pode indicar que o próximo Exynos 9830 pode ser composto por quatro núcleos de alto desempenho Cortex-A77, em conjunto com quatro núcleos de alta eficiência.

Via: TechPowerUp, GizmoChina
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018 publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

Samsung lança campanha absurda dos novos Galaxy A51 e A71 no Brasil

Samsung lança campanha absurda dos novos Galaxy A51 e A71 no Brasil

Vídeo de divulgação conta com ritmo brega funk do cantor Pedro Sampaio


Fabricantes de celulares param produção no Brasil por causa do Coronavírus

Fabricantes de celulares param produção no Brasil por causa do Coronavírus

Empresas como Samsung e LG anunciaram suspensão nas fábricas


Samsung lança oficialmente a assistente virtual Bixby no Brasil

Samsung lança oficialmente a assistente virtual Bixby no Brasil

Recurso chega agora à linha note – com exceção da família Lite


Samsung vai fabricar chips de 5G de nova geração da Qualcomm em 5nm

Samsung vai fabricar chips de 5G de nova geração da Qualcomm em 5nm

Com o nome de Snapdragon X60, novo modem deverá ter parte da produção feita pela TSMC


Qualcomm lança modem 5G X60 produzido em 5nm e com capacidade de download de até 7.5 Gbps

Qualcomm lança modem 5G X60 produzido em 5nm e com capacidade de download de até 7.5 Gbps

Primeiros celulares equipados com o modem devem chegar ao mercado no início de 2021