Índice do Artigo

Android

Google publica gráfico mostrando evolução do carregamento do menu share no Android 10

Empresa focou em tornar função de compartilhamento mais responsiva com nova versão do SO

Google publica gráfico mostrando evolução do carregamento do menu share no Android 10
Créditos: XDA Developers

A Google divulgou um gráfico onde quantifica o quão mais rápido é o Android 10 na hora de carregar o menu share (compartilhar), em comparação a versão anterior do sistema operacional mobile. Como lembra o site XDA Developers, a lentidão da funcionalidade de compartilhar foi motivo de muita reclamação entre a comunidade de usuários do sistema nos últimos anos.

Isso surgiu a partir da funcionalidade Direct Share no Android 6 Marshmallow, tecnologia que finalmente foi substituída no Android 10. Em seu lugar, foi implementada a API Sharing Shortcuts, que traz algumas otimizações para tornar o processo mais ágil.

Ela permite que os aplicativos processem a lista de possibilidades diretas de compartilhamento com antecedência — evitando que você espere o sistema carregar uma longa lista de apps apenas depois que você apertou o botão “share”.

A questão, então, é o quão mais rápido esse compartilhamento ficou no Android 10. Para responder essa pergunta, a Google compartilhou um gráfico que relaciona a porcentagem dos usuários que podem ver a tela de compartilhamento com o tempo decorrido após apertar o botão. A visualização leva em consideração apenas as duas versões mais recentes do sistema operacional mobile da empresa, Android 10 e Android 9 Pie.


Fonte: Google

De maneira impressionante, apenas 27 milissegundos depois de apertar o botão, 50% de todos os usuários de Android 10 já estão visualizando o menu de compartilhar. Nesse mesmo tempo, apenas 9% de quem possui m smartphone com Android 9 Pie consegue ver o mesmo menu.

Já aos 103ms depois do botão pressionado, o número sobe para 99% dos usuários de Android 10 vendo a UI de compartilhamento. Ou seja, quase instantâneo. Enquanto isso, apenas metade dos usuários com Android Pie viram a mesma tela. A estatística do Android 9 só vai se aproximar de 100% mesmo depois de 561ms, mais de cinco vezes o tempo necessário no sistema operacional mais recentes da Google.

Via: XDA Developers