Índice do Artigo

Ciência

Rover Curiosity faz experimento raro em Marte pela segunda vez - e pausa para tirar uma selfie

Os resultados do processo de "química úmida" não serão conhecidos até o próximo ano

30/10/2019 15:45 Update 30/10/2019 15:45 0
Rover Curiosity faz experimento raro em Marte pela segunda vez - e pausa para tirar uma selfie
Créditos: Space.com | Festisite

Ficamos sabendo recentemente que o rover Curiosity da Nasa realizou um experimento raro no planeta vermelho no mês passado. E ele não deixou de registrar seu feito. 

O rover conduziu um experimento de “química úmida” em Marte no dia 24 de setembro. Ele colocou uma amostra perfurada dentro de um solvente especial que o ajudaria a identificar moléculas orgânicas que contém carbono. É a segunda vez que ele faz isso desde que chegou no planeta – há sete anos. A primeira vez foi e dezembro de 2016.  

A equipe responsável pela missão deu esse passo devido ao lugar em que ele está situado no momento –  a área “Glen Etive” , que se encontra nas encostas mais baixas do Monte Sharp (montanha de 5,5km de altura em Marte) e é rica em minerais argilosos. As argilas, por sua vez, são boas em preservar compostos químicos e também são evidências de que já existiu água líquida no planeta vermelho. Como o Curiosity pode realizar o procedimento de “química úmida” apenas nove vezes, o grupo está sendo cauteloso em seu uso.

“Estávamos ansiosos para encontrar uma área que fosse atraente o suficiente para fazer química úmida.” – Paul Mahaffy, do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa em Greenbelt.

O Curiosity está subindo o Monte Sharp desde setembro de 2014. No caminho, ele tem caracterizado o ambiente potencialmente habitável e procurado pistas sobre a transição de Marte de um mundo quente e úmido para outro frio e seco. Parte da rota, em seu atual local, pode ser vista em uma nova “selfie” que foi capturada em 11 de outubro pelo rover e divulgada pela Nasa na última semana. O diferencial é que essa foto não foi realizada com um único clique – ela consiste em 57 imagens costuradas.

De acordo com a equipe da missão, os resultados desse experimento não serão conhecidos até o próximo ano.

Via: Space.com