Estudo de migração de águias gera dívida enorme ao utilizar SMS
Créditos: TheVerge/Reprodução

Estudo de migração de águias gera dívida enorme ao utilizar SMS

Uma das águias partiu da Rússia e enviou mensagens direto do Irã, onde o custo por unidade é elevado

Pesquisadores do Centro de Reabilitação da Vida Selvagem na Rússia quase foram à falência ao tentar entender e ajudar águias com um sistema de rastreamento utilizando SMS. Para entender melhor esses animais e protegê-los, os pesquisadores utilizam SMS, sistema de mensagens curtas bastante tradicional, traçando as rotas feitas por elas. Cada uma carrega um equipamento para que uma mensagem seja enviada todo dia para o centro de pesquisa, registrando a localização.

Acontece que, mesmo preparados para algumas variações na conta de celular, os cientistas não contavam com a rota inusitada de algumas dessas aves. Algumas delas retornaram da zona de imigração e enviaram mensagens de regiões em que o custo por unidade enviada é muito alto, o que resultou em uma conta impagável. 

É realmente impressionante a distância percorrida por estes animais, capazes de voar milhares de quilômetros. Uma das aves em especial, foi voou da Rússia até o Cazaquistão, ela é chamada de Min e aparece em vermelho claro no gráfico acima. O maior problema com a rota feita por ela, está no fato de ter acumulado mensagens enquanto estava em uma região sem conexão de rede e ter feito o envio dos pacotes todos do Irã, onde cada mensagem custa em média 49 rublos (~R$3,00). Segundo conta a equipe, que tem baixo orçamento, tiveram que gastar cerca de 100.000 rublos, algo por volta de R$6250, para quitar a dívida em um primeiro momento.

Inteligência artificial ajuda a identificar
hemorragias cerebrais com precisão

Depois de ficar sabendo disso, a operadora de telefonia móvel russa Megafon se ofereceu para cancelar a dívida e colocar o projeto em uma tarifa especial e mais barata. A equipe chegou a criar uma campanha de financiamento coletivo, pedindo uma ajuda financeira nas redes sociais para pagar as contas. A campanha de financiamento coletivo utiliza o slogan "recarregue o celular da águia" para tentar chamar a atenção de pessoas que se identificam com a causa e podem ajudar.

Via: The Verge Fonte: CRVS (em russo)

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.