Menor câmera do mundo tem o tamanho de um grão de areia
Créditos: TweakTown

Menor câmera do mundo tem o tamanho de um grão de areia

A OmniVision OV6948 entrou para Guinness Book of Records

A câmera OmniVision OV6948 entrou para o Guinnes Book of Records, o livro de recordes mais famoso do mundo, como a menor câmera já criada. Ela tem o tamanho de um pequeno grão de areia, menos 0,575 x 0,575 x 0,232 mm e é feita para uso da medicina, médicos podem utilizá-la em cirurgias de alta precisão cirúrgica.

Huawei vende 200 milhões de
smartphones em 2019 e quebra próprio recorde

A câmera consegue penetrar em veias do corpo humano de até 1.0 mm e ajudar com uma visualização detalhada do organismo dos pacientes. Até agora, grande parte das cirurgias são feitas sem o auxílio de câmeras, já que são poucos os dispositivos assim pequenos, e a maioria entrega uma resolução inferior aos 200x200 entregues por ela. A OmniVision OV6948 é capaz de fazer capturas de imagens a 30FPS com saída analógica e pouco ruído.

Segundo Tehzeeb Gunja, diretor de marketing médico da OmniVision Technology Inc., a demanda por endoscópios deve crescer em cerca de 30% até 2023 em odontologia, veterinária, e outras aplicações médicas gerais.

A OmniVision também pensou em maneiras de baratear o custo de produção do dispositivo, segundo a empresa, cada lente de vidro, tradicionalmente utilizadas em câmeras para endoscopia, precisa ser fabricada individualmente e custa cerca de U$250. Como alternativa, a empresa desenvolveu uma abordagem diferente, criou lentes com módulos de plástico que podem ser fabricadas em pacotes, o que resultou em uma diminuição de custos.

Aqui no site, estamos sempre noticiando pesquisas que buscam auxiliar o dia a dia das pessoas. Hoje mesmo, noticiamos uma aplicação de inteligência artificial para que drones consigam distinguir pessoas vivas de mortas em cenários de tragédias. Também contamos como o deep learning está conseguindo dar diagnósticos de hemorragias cerebrais.

Via: TweakTown Fonte: Guinness World Records, OmniVision, Mddionline

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.