Inteligência artificial ajuda a identificar hemorragias cerebrais com precisão
Créditos: Tweaktown/Reprodução

Inteligência artificial ajuda a identificar hemorragias cerebrais com precisão

O algoritmo leva apenas um segundo para analisar exames e dar seu veredito

Hemorragias cerebrais podem ser extremamente difíceis de serem identificadas quando pequenas, exigindo um diagnóstico preciso e ágil, o que muitas vezes pode levar o paciente a um estado fatal. Agora, os médicos estão contando com a inteligência artificial para a identificação de hemorragias, pesquisadores da Universidade da Carolina em Berkeley e da Universidade da Califórnia em São Francisco conseguiram criar um algoritmo capaz de fazer esse diagnóstico com maior precisão do que dois em cada quatro radiologistas.

Estudo: clientes confiam menos em influencers
quando há mais variantes do mesmo produto

Para a criação desse algoritmo, foi utilizado um número alto de dados para que o computador conseguisse aprender os padrões de hemorragias, 4396 tomografias foram analisadas para que a IA fosse capaz de detectar anormalidades, que podem o tamanho até de um pixel.

Com a IA interferindo no diagnóstico, isso diminui o número de identificações imprecisas e outros erros, algo que não é feito para substituir médicos, mas para auxiliar. Outras lesões cerebrais traumáticas também estão inclusas no problema.

O estudo foi publicado nesta semana, no dia 21 de outubro de 2019, nos Anais da Academia Nacional de Ciências (PNAS, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. Os pesquisadores reforçam que o algoritmo é de alta precisão, leva apenas um segundo para dar seu veredito.

Via: Tweaktwon Fonte: UCSF
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.