ARM anuncia GPU Mali-G57 e nova linha de NPUs chamada Ethos
Créditos: AnandTech

ARM anuncia GPU Mali-G57 e nova linha de NPUs chamada Ethos

GPU intermediária chega na arquitetura conhecida como Valhall

A ARM anunciou sua nova GPU para o segmento intermediário Mali-G57, prima da já anunciada Mali-G77 construída sob a nova arquitetura conhecida como Valhall. A nova unidade de processamento gráfico mobile deve chegar nos dispositivos no ano que vem, juntamente com a Mali-G77 que foi anunciada no início desse ano. 

27/05/2019 às 17:38
Notícia

ARM anuncia CPU aperfeiçoado Cortex-A77 e novo GPU Mali-G77

Parece que chipset como o Exynos, Kirin e Helio terão bons ganhos em um futuro próximo

A GPU ARM Mali-G57 é voltada ao mercado de dispositivos intermediários e conta com um boost de performance de 30%, eficiência energética e "densidade de silício" se comparada com a antecessora Mali-G52. A capacidade da unidade em processar e renderizar resoluções maiores, como 4K, é duas vezes melhor do que a versão anterior da GPU. A Mali-G57 também pode renderizar até 8K em resolução, tendo em mente que a ARM pretende colocar sua GPU em set top boxes e em Smart TVs. 

A Mali-G57 pode ser configurada entre 1 e 6 núcleos, e trabalha com aplicações VR e AR, realidade virtual e aumentada, respectivamente. Ainda em comparação à Mali-G52, a G57 possui uma velocidade de machine learning 60% mais rápida.  


Além disso, a empresa também revelou uma nova linha de NPUs chamada Ethos. As NPUs (Neural Processing Unit) são unidade com capacidade de acelerar o aprendizado de máquina nos processadores mobile. Por exemplo, a NPU pode otimizar a fotografia computacional (conjunto de recursos de fotos no smartphone), tradução em tempo real no dispositivo e outras soluções baseadas em inteligência artificial. 

Huawei vende 200 milhões de smartphones em 2019 e quebra próprio recorde

As NPUs Ethos-N77, N57 e N37 fazem parte da nova linha anunciada pela ARM, construídas para smartphones de entrada, smart cameras e aplicações de AR. Cada uma delas conta com especificações diferentes, sendo destinadas às aplicações de todos os tipos.

Continua após a publicidade

Para fechar, também foi anunciada a DPU básica Mali-D37. Ele suporta resolução QHD+ em smartphones, mas possui otimizações adicionais para dispositivos 1080p. Ela suporta HDR10 e HLG, além de juntar conteúdos HDR e SDR sem perder qualidade.

Via: gsmarena
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

PIX: TUDO que você PRECISA SABER

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.