Computador quântico da Google supera supercomputadores clássicos em velocidade
Créditos: Google

Computador quântico da Google supera supercomputadores clássicos em velocidade

Empresa passou mais de 10 anos trabalhando na tecnologia

O computador quântico desenvolvido pela Google foi capaz de superar por muito os supercomputadores tradicionais num teste de velocidade específico, no que promete ser um momento marcante na busca por um novo modelo de computação. Os cientistas da Google publicaram o resultado da pesquisa na revista científica Nature, através de um artigo onde eles revelam terem trabalhado por mais de dez anos na tecnologia.

24/09/2019 às 17:48

Google realiza cálculo quase impossível com seu computador qu...

Cálculo foi quebrado em apenas 3 minutos e 20 segundos. O melhor computador do mundo levaria milhares...

Como explica o site Cnet, a notícia já havia vazado anteriormente através de uma publicação prematura de um artigo no mês de setembro. Apesar disso, a divulgação completa das descobertas dos cientistas oferece provas de que os computadores quânticos podem servir para mais do que apenas impulsionar laboratórios de pesquisa — mas sim um dia chegar na casa de usuários comuns.

A presença mais ampla desse tipo de computador na nossa sociedade pode resultar na criação de materiais totalmente novos, no desenvolvimento de drogas novas num nível molecular, na otimização de investimentos financeiros e na aceleração das entregas de encomendas.

Fonte: Google

Claro que o teste de velocidade foi escolhido pela equipe de pesquisa, o que resultou em críticas por parte de parcela a comunidade científica. Em resposta a essas dúvidas, o pesquisador Hartmut Neven usou como exemplo a espaçonave Sputnik, dizendo que ela apenas deu a volta ao redor da Terra — mas ainda assim foi responsável por começar a era especial.

Via: Cnet

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Veja como fazer animais em 3D com Realidade Aumentada do Google [+VIDEO]