CVV e Facebook lançam bot no Messenger para ajudar na prevenção de suicídios
Créditos: CVV

CVV e Facebook lançam bot no Messenger para ajudar na prevenção de suicídios

Chatbot dá informações úteis para quem precisa de apoio e também para voluntários

O Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou um bot no Messenger, ferramenta de comunicação do Facebook com o auxílio da rede social. A implementação promete auxiliar no trabalho de prevenção de suicídios do grupo, a página oficial pode ser acessada neste endereço. Com isso, espera-se também facilitar o acesso a informações e aos canais de ajuda.

Como Vai Você? Precisa de ajuda?
Converse pelo chat da CVV no Facebook

Segundo o CVV, em nota, adicionar tecnologia aos primeiros minutos do atendimento às pessoas que buscam mais informações também ajudará a ganhar eficiência e economizar recursos preciosos, como o tempo de resposta a essas pessoas e dos voluntários que podem estar disponíveis a quem precisa de apoio com urgência. O bot, cuja tecnologia foi desenvolvida pela startup Nama.ai, possui respostas prontas para dúvidas administrativas, como, por exemplo, como se tornar um voluntário ou contribuir com a entidade. O apoio emocional e prevenção do suicídio são atividades que continuarão restritas aos 3.000 voluntários do CVV em todo o país.

Entre as informações de apoio fornecidas pelo site estão links, números de telefone e encaminhamento para outros canais de ajuda com voluntários disponíveis para conversar. O telefone sem custo de ligação 188, o chat no site do próprio CVV ou e-mail são ferramentas importantes. Também é possível receber informações sobre o bot e a história do CVV, além da opção de doação.

Segundo Daniele Kleiner, gerende de Programas de Bem-Estar do Facebook na América Latina, uma série de recursos na plataforma são desenvolvidas para garantir que amigos e familiares possam ajudar uma pessoa quando ela indica em uma publicação estar passando por um estresse emocional. Outro público que busca a organização é formado por aqueles que desejam ser voluntários, que receberão informações sobre os tipos de oportunidades de voluntariado, formas de inscrição, calendário de cursos para seleção e respostas para perguntas frequentes. Ela também afirma que há uma grande preocupação por parte da empresa e que por isso ajudam o trabalho de organizações em todo o mundo como o CVV e a Safernet.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.