Internet completa 50 anos! Veja como tudo começou

Internet completa 50 anos! Veja como tudo começou

Há 50 anos estudantes da UCLA enviavam a primeira mensagem para outro computador

No dia 29 de outubro de 1969 estudantes da universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) tentaram enviar pela primeira vez, uma mensagem para outro computador de forma remota. O outro PC que iria receber o recado ficava em Stanford Research Institute, a mais de 500 quilômetros da costa da Califórnia. A mensagem que estava tentando ser transmitida era HELLO, que se transformou em LO, devido a travamentos, e demorou mais de uma hora para ser enviada. Apesar dos problemas, ela chegou e define o marco do início da internet como temos hoje.

A pesquisa era financiada pelo Departamento de Defesa dos EUA, já que haviam interesses militares no desenvolvimento de tecnologia de comunicação. Os primeiros computadores com conexão internet, ou pelo menos o que se tornaria internet, estavam localizados na UCLA e Stanford. Já em dezembro de 1969, a rede se expandiu para dois outros locais: a Universidade da Califórnia, em Santa Barbara e a Universidade de Utah, em Salt Lake City.

Um dos principais responsáveis pela criação da internet foi o o programador, que na época ainda era um estudante, Charles Kline. No início, a internet era conhecida como 'A Rede de Agência de Projetos de Pesquisa Avançada', ou pela sigla ARPANET. Em entrevista, Kline fala que, mesmo 50 anos depois da criação da rede, ainda estamos apenas começando a aceitar as consequência da tecnologia em nossas vidas.

Até se tornar o fenômeno social que vemos hoje, a tecnologia levou alguns anos. No Brasil, os primeiros sinais de internet chegaram em 1988, restrito para pouquíssimos acessos. O número de pessoas com acesso a tecnologia vem crescendo muito nos últimos anos, com a popularização das redes e facilidade na compra de novos dispositivos conectados. Segundo a última pesquisa TIC Domicílios, 70% da população brasileira tem acesso a internet, o número cresce ainda mais quando comparado propriedades rurais com urbanas nas últimas pesquisas.

Via: New Scientist Fonte: CETIC
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.