Google lança emulador do Android Automotive para facilitar desenvolvimento de apps
Créditos: Volvo

Google lança emulador do Android Automotive para facilitar desenvolvimento de apps

Com isso, desenvolvedores não precisam mais usar um carro para criar apps para plataforma

A Google lançou um novo emulador para o sistema Android Automotive, o que facilitará bastante a vida dos desenvolvedores — que antes precisavam de um carro para testarem seus apps durante o desenvolvimento. O sistema deverá estrear nos carros Polestar 2 e Volvo XC40 durante o primeiro semestre de 2020, o que explica a pressa da Google em ter mais apps no seu ecossistema.

10/10/2019 às 11:45
Notícia

Carro elétrico da Volvo terá sistema Android integrado - não ...

Veículo virá com apps de mapas e assistentes no próprio sistema

Essa nova versão do emulador do sistema para automóveis finalmente inclui a Google Play Store, fazendo com que ela realmente seja útil para os programadores e os funcionários responsáveis por testar os bugs. A partir de agora, é possível testar todos os aspectos do aplicativo no próprio emulador, incluindo o processo de download e de instalação, sem precisar usar um carro de verdade para isso.

O Android Automotive tem grandes similaridades com o Android Auto, e até por isso a Google diz que é fácil portar aplicativos do sistema antigo para o mais novo. Para exemplificar isso, a firma mostra como exemplos aplicativos third-party da Amazon e do Audioburst, que já passaram pelo processo.


Fonte: Google

A Google estaria se esforçando para garantir que o ecossistema tenha uma barreira de entrada relativamente baixa, permitindo que o Android Automotive tenha um sistema de aplicativos de terceiros mais convidativo do que aquele do Android Auto. Espere ver mais que apenas os grandes nomes como Waze e Spotify na lista de opções para o sistema.

Representantes da empresa ainda confirmaram que planejam permitir que os desenvolvedores façam mais do que apenas aplicativos de mídia no futuro. Os produtos de apps poderão fazer ports de aplicativos de navegação e de comunicação para os carros no futuro, confirmou um porta-voz da firma.

Via: Engadget
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.