Pesquisa indica que 78% dos brasileiros confiam mais em robôs no trabalho
Créditos: Mercado Binário

Pesquisa indica que 78% dos brasileiros confiam mais em robôs no trabalho

De acordo com o estudo, a inteligência artificial está mudando o relacionamento entre pessoas e tecnologia

Uma pesquisa envolvendo 450 profissionais brasieliros, sendo 150 funcionários e 300 líderes e gerentes de RH, indicou uma série de curiosidades sobre como as pessoas enxergam robôs e inteligência artificial. Segundo a Oracle e a Future Workplace, que realizaram os estudos, cerca de 78% das pessoas no Brasil confiariam mais em um robô do que em seu gerente. E esse é apenas um dos números, a pesquisa foi feita em 10 países com 8.370 empregados, gerentes e líderes de RH.

A conclusão é de que a IA (inteligência artificial) tem mudado o relacionamento entre pessoas e tecnologia no trabalho, reformulando o papel que as equipes de Recursos Humanos precisam desempenhar na atração, retenção e desenvolvimento de talentos. E os números variam de país pra país, na Índia, 89% das pessoas confia mais em robôs do que em seus gerentes, algo próximo dos 88% da China. Ainda assim, o Brasil não se demonstra tão assustado com a adesão da tecnologia, segundo o estudo, o Brasil aparece mais otimista em relação à IA do que o resto do mundo - 72% estão entusiasmados com a IA em comparação com 43% globalmente.

O mercado de trabalho também reage às mudanças, 84% das empresas no Brasil procuram empregar pessoas com habilidades de IA. Também os brasileiros são mais dispostos a abrir mão da privacidade pelos benefícios da IA - 68% estão “às vezes dispostos” ou “sempre dispostos”. Cerca de 38% dos brasileiros acham que os robôs substituirão os gerentes no futuro. Outro indício de que as máquinas podem acabar mandando nos trabalhadores em breve, ou pelo menos auxiliar em boa parte diversos setores, é que 82% dos entrevistados pensam que os robôs podem fazer as coisas melhor do que seus gerentes.

Quando perguntados sobre o que os robôs podem fazer melhor do que seus gerentes, os entrevistados disseram que os robôs são melhores em fornecer informações imparciais (26%), manter horários de trabalho (34%), resolver problemas (29%) e gerenciar um orçamento (26%). Ainda sobre isso, quando perguntados sobre o que os gerentes podem fazer melhor do que os robôs, os trabalhadores disseram que as três principais tarefas eram entender seus sentimentos (45%), treiná-los (33%) e criar uma cultura de trabalho (29%).

“Os últimos avanços em inteligência artificial estão rapidamente atingindo o mercado de trabalho, resultando em uma grande mudança na maneira como as pessoas em todo o mundo interagem com a tecnologia. Como esse estudo mostra, o relacionamento entre humanos e máquinas está sendo redefinido no trabalho, e não há uma abordagem única para o gerenciamento bem-sucedido dessa mudança. Em vez disso, as organizações precisam formar uma parceria com o RH para personalizar a abordagem de implementação da IA no trabalho, a fim de atender às expectativas de mudança de suas equipes em todo o mundo”
Emily He, vice-presidente da Oracle

Segundo o estudo, na América do Norte, as organizações maiores geralmente são mais lentas para adotar tecnologias emergentes.

ASUS e Google trabalham em mini-PCs com foco em inteligência artificial

ASUS e Google trabalham em mini-PCs com foco em inteligência artificial

Tinker Edge T e Tinker Edge R serão apresentados no dia 20 em evento no Japão


Microsoft usa Inteligência Artificial para diagnosticar câncer cervical mais rápido na Índia

Microsoft usa Inteligência Artificial para diagnosticar câncer cervical mais rápido na Índia

Projeto foi desenvolvido em conjunto com a SRL Diagnostics


Brasil pode aumentar o PIB em até 7,1% ao ano com IA, indica pesquisa

Brasil pode aumentar o PIB em até 7,1% ao ano com IA, indica pesquisa

Estudo aponta que a inteligência artificial pode dinamizar e aumentar a eficiência da economia brasileira


Microsoft HoloLens 2 começa ser vendido hoje por US$ 3.500

Microsoft HoloLens 2 começa ser vendido hoje por US$ 3.500

Ele também já está sendo enviado para quem comprou na pré-venda


NVIDIA anuncia o módulo Jetson Xavier NX para processamento de IA

NVIDIA anuncia o módulo Jetson Xavier NX para processamento de IA

Ele é considerado como o menu supercomputador para sistemas embarcados e edge