Google encerra produção de câmeras Clips
Créditos: The Verge

Google encerra produção de câmeras Clips

Dispositivo utilizava inteligência artificial para registrar momentos únicos, mas custava caro

A atenção conseguida pela Google através das câmeras de seus smartphones Pixel não foi a mesma atingida com sua câmera portátil e inteligente Clips. A empresa está retirando a câmera da loja online sem resposta e nem comunicado oficial. Ao tentar acessar o endereço para o produto na página oficial do ecommerce, a página é redirecionada para a de outros produtos. 

15/10/2019 às 14:50
Notícia

Google lança Pixelbook Go com até 12 horas de bateria a parti...

O notebook tem quatro opções de configuração que sobem o preço para até US$1.399

Para quem não chegou a conferir o que entregava essa pequena câmera da Google, com uma ligeira semelhança com a GoPro, ela tinha a ideia de trabalhar utilizando inteligência artificial para capturar momentos reconhecidos como importantes pelo software.

A Clips foi lançada em 2017 como mais um dos investimentos da gigante da tecnologia em IA, mas acabou não sobrevivendo após o baixo interesse dos consumidores no gadget. Um dos pontos negativos do aparelho, segundo conta o 9to5Google, era seu preço, cerca de U$249 (~R$1,033) por um dispositivo muito específico e com poucas atualizações.

De qualquer forma, é uma pena ver uma boa ideia morrer. A Clipes utilizava uma lente grande angular e capturava vídeos curtos de momentos de quem estivesse no ambiente, poderia ser até mesmo animais de estimação. A vantagem do produto, é não precisar se preocupar em puxar o smartphone ou correr para pegar uma câmera para registrar um momento único, como os primeiros passos de um bebê ou outros momentos inusitados.

Google Pixel 4 e 4 XL não tem a opção
de armazenamento ilimitado no Google Fotos

Mas, segundo o The Verge, em duas semanas de teste, o jornalista Dan Seifert conta que a câmera não chegou a capturar nenhum desses momentos incríveis. Em outro teste, de 500 clipes gravados, havia apenas cerca de uma dúzia de capturas realmente relevantes. Mesmo com esses problemas, a atitude da empresa em retirar o produto silenciosamente não é nenhuma surpresa, ela já tem uma certa fama por cancelar projetos. Ainda assim, reconhecer o fracasso de uma aposta também ajudou a Google a se manter uma empresa gigante.

Fonte: 9to5Google, The Verge

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.