Filmes da Marvel não são cinema, diz Martin Scorsese
Créditos: Stephane Cardinale/Getty

Filmes da Marvel não são cinema, diz Martin Scorsese

Declaração gerou polêmica e já recebeu resposta de outros cineastas

Apesar de arrecadar bilhões e reunir fãs de todo mundo, o UCM não é nada bem-visto por alguns atores e cineastas hollywoodianos, incluindo Martin Scorsese. O renomado cineasta diretor de filmes de grande sucesso como Taxi DriverO Lobo de Wall Street, Os Bons Companheiros, entre outros, disse que esses filmes de heróis não são cinema, mas sim alguma outra coisa.

O comentário, que já gerou diversos desdobramentos incluindo comentários de outros famosos, foi feito primeiro à revista Empire, na entrevista ele comenta que os longas da Marvel estão mais para atrações de parques de diversão. Ainda segundo o cineasta, os atores não assumem papéis responsáveis por passar experiências emocionais e psicológicas para outros seres humanos, mesmo com muito esforço.

Vingadores: Ultimato passa Titanic e se torna
o segundo filme com maior bilheteria na história

Em outra ocasião de divulgação de seu próximo filme, O Irlandês, com estreia marcada para dia 27 de novembro na Netflix, o diretor fez novos comentários explicando melhor o seu posicionamento inicial:

"Como eu disse antes, isso não é cinema, é algo diferente. Se você gosta disso ou não, é diferente, e nós não deveríamos ser invadidos por isso. E por isso é uma grande questão, e precisamos que as salas de cinema se imponham, para permitir a exibição de filmes que são filmes narrativos". 

Após o recado para o mundo do cinema, James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia Esquadrão Suicida comenta que a declaração o deixou triste, mas que esperará pela estreia de O Irlândes de qualquer forma. Taika Waititi, diretor de Thor: Ragnarok , respondeu com bom humor à crítica: "é claro que é cinema, está nos cinemas! Está nos cinemas, perto de você. Universo cinema...tográfico da Marvel".

Quatro das dez maiores bilheterias de todos os tempos nos cinemas são produções do Universo dos quadrinhos da Marvel, algo que influencia diretamente a esfera geek. Empresas como Oppo, OnePlus e outras não perdem a oportunidade de lançar smartphones com a temática e embarcam na onda de um dos maiores sucessos das telonas atualmente.

Fonte: Hollywood Reporter, Comic Book, Variety
Disney+ é lançado nos Estados Unidos - Apps disponíveis para Android e iOS

Disney+ é lançado nos Estados Unidos - Apps disponíveis para Android e iOS

Serviço chega ao Brasil só em novembro de 2020


Kevin Feige demonstra gratidão por Disney ter comprado Marvel

Kevin Feige demonstra gratidão por Disney ter comprado Marvel

"Foi a melhor coisa que já aconteceu conosco", disse o diretor criativo ao The Hollywood Reporter


Disney+ só chega no Brasil em novembro de 2020

Disney+ só chega no Brasil em novembro de 2020

Serviço estreia dia 12 deste mês nos Estados Unidos