Qualcomm firma parceria com mais de 30 fabricantes para lançar modem 5G para IoT
Créditos: Qualcomm

Qualcomm firma parceria com mais de 30 fabricantes para lançar modem 5G para IoT

Dispositivos como TVs, computadores e até eletrodomésticos deverão ter internet ultrarrápida no futuro

A fabricante de hardware Qualcomm anunciou uma parceria com mais de 30 outras empresas para permitir o lançamento de produtos domésticos com o modem de internet 5G Snapdragon X55. O acordo possibilita que a peça seja usada em dispositivos como televisores, computadores e até eletrodomésticos de Internet das Coisas (IoT).

13/10/2019 às 21:02
Notícia

É OFICIAL: ROG Phone II chega junto com Zenfone 6 no Brasil e...

De acordo com o Antutu, são os dois aparelhos Android mais rápidos do mundo

De acordo com o site WCCF Tech, essa nova solução integra o padrão de internet móvel 5G com o moderno Wi-Fi 6 (802.11ax) para criar portas caseiras do tipo Fixed Wireless Access (FWA). Ao utilizar uma combinação do modem Snapdragon X55 com a plataforma Networking Pro 1200, as empresas poderão utilizar redes do espectro do 5G para comunicações de maior alcance e com maiores velocidades.

Até o momento em que esta notícia foi escrita, a Qualcomm já havia reunido 34 companhias para a sua empreitada. A expectativa é de que essas empresas comecem a lançar produtos de banda larga baseados em internet 5G a partir de 2020. Representantes das empresas revelaram a expectativa de que essas conexões permitam velocidades superiores às atingidas hoje com a banda larga de fibra óptica.

Entre os nomes que estão trabalhando com a Qualcomm estão LG, Linksys, Nokia, Panasonic e Samsung. No momento, há apenas a expectativa desses produtos serem lançados nos Estados Unidos e em certas partes da Europa e da Ásia — ou seja, nada de América Latina ou Brasil num primeiro momento.

Além de permitir serviços de banda larga em áreas mais urbanizadas, a Qualcomm também espera que sua iniciativa vá permitir o uso da infraestrutura de rede 5G para oferecer internet de alta velocidade para consumidores em áreas suburbanas e rurais.

A fabricante já disponibilizou produtos de referência para o processo de amostragem. Esses produtos, que são da categoria de Customer Premises Equipment (CPE), irão competir com soluções como DSL, Passive Optical Networking (PON) e banda larga via cabo (DOCSIS).

Via: WCCF Tech
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.